Investigação sobre o caranguejo pilado distinguida pelas boas práticas
| Por Pedro Vacas

Projeto da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar reconhecido em Bruxelas.
O projeto de investigação “Pilado Add Value” da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), foi recentemente reconhecido em Bruxelas pela Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e Pescas, da Comissão Europeia, durante a conferência “Futuro sustentável para as áreas da pesca”.
O projeto, coordenado por Sérgio Leandro, é da responsabilidade do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), e pretende «criar um circuito de valorização envolvendo os pescadores, a ciência e as empresas biomédicas e de base tecnológica», representando assim o Grupo de Ação Costeira do Oeste.
O GIRM/IPL pretende lançar no início do próximo ano este projeto de investigação sobre o pilado, uma espécie de caranguejo abundante na costa portuguesa e que costuma ser arrastado pelas redes de pesca do cerco, sendo posteriormente rejeitado e devolvido ao mar. O caranguejo pilado é, tal como outros crustáceos, uma fonte de biopolímeros, nomeadamente a quitina, que é aplicada no tratamento de queimaduras ou em comprimidos para emagrecimento.
Nuno Mangas, presidente do IPL, salienta «a elevada qualidade do trabalho realizado pelas escolas ao nível da Investigação & Desenvolvimento, frequentemente reconhecido nacional e internacionalmente». «Destaco também a forte componente de ligação às empresas e instituições públicas e privadas, que demonstra e fomenta a transferência de conhecimentos do nosso Instituto para as entidades que poderão deles beneficiar», acrescenta o presidente do IPL.
O GIRM/IPL está localizado em Peniche, na ESTM/IPL. Esta Escola do ensino superior público desenvolve a sua actividade nos domínios da formação, da investigação e da prestação de serviços à comunidade, nas áreas do turismo e das ciências e tecnologias do mar. Regendo-se por elevados padrões de qualidade, a instituição tem em funcionamento quatro cursos de especialização tecnológica (CET), oito cursos de licenciatura, dois deles ministrados em regime pós-laboral e em ensino a distância, e seis cursos de mestrado.
No âmbito da investigação, a ESTM/IPL acolhe, além do GIRM - Grupo de Investigação em Recursos Marinhos, que desenvolve a sua actividade de investigação no domínio dos recursos marinhos e da biotecnologia marinha, o GITUR - Grupo de Investigação em Turismo, que desenvolve estudos na área de investigação ligada ao turismo.
Fonte: GIRM
Publicidade