zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

agricultura

Sistema de rega por gota com garrafa PET
| Por Pedro Vacas


Sistemas de irrigação por gota molham as plantas de forma lenta, contínua e controlada e garantem uma boa economia de água. Uma maneira fácil, barata e eficiente de ter um sistema como esse no seu jardim ou horta. Só terá de seguir estes passos fazer um sistema de rega reutilizando garrafa PET.

A ideia é de um grupo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e surgiu para resolver um problema de pequenos agricultores da comunidade do Distrito de Cordoaria, interior da Bahia, que possuíam o solo pobre em nutrientes e muito seco em virtude da má irrigação.

Assim, o grupo de estudantes e professores decidiram encontrar uma forma de solucionar o problema de maneira simples e com materiais baratos ou reutilizáveis.

“Chegou-se então ao desenvolvimento de um método de irrigação por gota com a reutilização de garrafas PET que permite controlar o fluxo de água que irá gotejar no solo”, contam.

Materiais:

Sistema de rega por gota com garrafa PET

- Garrafa PET de 2 l ou de 5 l;
- Equipo para soro fisiológico;
- Chave de fenda;
- Estaca de madeira;
- Barbante de seis fios;
- Tesoura.

1º passo: Tampa

Sistema de rega por gota com garrafa PET

Perfure o centro da tampa da garrafa com a chave de fenda com cuidado para que este furo não seja muito grande.

2º passo: Mangueira para soro

Sistema de rega por gota com garrafa PET

Coloque uma das extremidades a mangueira na tampa da garrafa PET. Fique atento a um detalhe: na garrafa de 2l deve-se acoplar apenas uma mangueira, enquanto que na garrafa de 5l podem ser acoplados até duas mangueiras.

3º passo: “Janela”

Sistema de rega por gota com garrafa PET

Com a tesoura corte na base da garrafa uma “janelinha”, onde um dos lados deve continuar fixo a garrafa para que depois de abastecida com água ela possa ser fechada.

Sistema de rega por gota com garrafa PET

É por esta abertura que a água deverá ser colocada na garrafa.

Está pronto!

Sistema de rega por gota com garrafa PET

Imagens: Divulgação


Agora que tem o sistema de rega pronto, basta prender a garrafa numa estaca de madeira com o barbante e fincar a estaca próxima à planta que será irrigada.

Depois, fixe a extremidade que ficará gotejando no tronco da planta e ajuste a vasão pelo controlador que vem juntamente com a mangueira do soro.

Agora é só aproveitar o seu novo sistema e reabastecer a garrafa sempre que precisar. Na experiência em cima, a água chegou a durar três dias dentro da PET.

Fonte: Eco Desenvolvimento


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

Comentários

Nome:
Cyntia
Comentário:
Conheço esse sistema há muitos anos... meu pai trabalha na área de saúde e apaixonado por árvores e sem muito tempo para se dedicar acabou utilizando esse tipo de irrigação pra conseguir ter sucesso nas mudas da roça. Ele também não corta o fundo da garrafa, mas sim, sempre que precisa reabastecer retira a tampa e coloca a água. Em relação a duvida do Adalberto, a vazão do equipo de soro é dosado no próprio medidor, contando o número de gotas x período de tempo. Agora, se a dúvida é em relação à quantidade de água para cd espécie, tem que se pesquisar em sites confiáveis a necessidade de cd uma delas... Recomendo sempre sites oficiais pra não cair nas tantas asneiras que se tem na net. Sugiro pesquisas no site da EMBRAPA, IAC ou mesmos universidades (Google academico)!!!
23/09/2013 - 23:48:16
Nome:
Maria Maia
Comentário:
gostaria de saber onde posso comprar os tubos do soro com doseador.
obrigada
22/07/2012 - 15:32:16
Nome:
Dario Galdino
Comentário:
EXCELENTE INICIATIVA É DE PROJETOS COMO ESSE QUE FAREMOS COM QUE A GLOBALIZAÇÃO CONTRA HEGEMONICA SEJA PERCEBIDA COMO POSSIVEL NO MUNDO.
23/06/2012 - 23:28:54
Nome:
lena
Comentário:
regas de plantas por gotejamento
12/06/2012 - 00:41:26
Nome:
Alex Ribeiro
Comentário:
Só uma dica importantíssima: NÃO RASGUE OU FAÇA FUROS GRANDES NA PARTE SUPERIOR DA GARRAFA, evite a Dengue!!!

Só precisa de uns furinhos minúsculos para que o ar entre, quanto se aplica soro é feito um furo só com a ponta de uma agulha mesmo. Buracos ou rasgos vão fazer da água um criadouro de mosquitos.

A água poderá ser colocada na garrafa simplesmente desenroscando a tampa, simples assim.
11/06/2012 - 20:49:49
Nome:
ADALBERTO MENDES NETO
Comentário:
Gostei da ideia, mas me surgiu uma dúvida. Como saber a vasão certa que devo colocar no controlador?
30/01/2012 - 18:40:48
Nome:
Roseli Zanetti
Comentário:
Boa noite, adorei a idéia estou fazendo uma horta com garrafas pet inventei uma horta suspensa e as laterais que seguram as pet são de pet tambem.Reforcei para não despencar ,e este sistema de regar com estampo para soro é otimo vou usar e mais um detalhe vou regar somente a pet de cima o restante vai caindo gotas e assim por dianteuma embaixo da outra e no final, fiz um reservatório de água que reutilizo para regar novamente com um tipo de manta para tirar resíduos para não intupir o canal da drenagem caso tenham novidades sobre o assunto ,por favor me comunique , muito obrigada.
16/06/2011 - 23:47:18

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza