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Avião avisa quando e onde deve regar
| Por Pedro Vacas


Cientistas do Instituto de Agricultura e Sustentabilidade do CSIC (Espanha) estão a desenvolver um projecto original que dá a conhecer a quantidade de água que tem um terreno e de quanta necessita. O mais importante é que permite poupar entre 25% e 40% da água de irrigação.

Devido à baixa resolução das imagens captadas por satélites que não solucionavam o problema, a equipa desenvolveu um avião não tripulado e equipado com uma câmara térmica e outra espectral. A primeira mede a temperatura da vegetação e a segunda o teor de clorofila das plantas.

“Ao sobrevoar os campos de cultivo o avião reconhece as imagens e armazena-as num microcomputador de bordo. É no laboratório do Instituto que recebemos as informações e depois colocamos num servidor de mapas digitais com acção remota, tipo Google Hearth, para que o cliente possa ver como estão as suas culturas e saber se há fugas ou deficiências hídricas”, afirmou Pablo Zarco-Tejada, director do projecto, como conta o El Mundo.

“Os aviões não tripulados contêm uma aplicação de tecnologia militar, já usada em Espanha e Israel. Através da programação do voo e, após ter captado as imagens, o avião regressa, podendo aterrar em qualquer tipo de terreno. As facilidades de descolagem e aterragem eliminam muitas dificuldades visto não necessitarem de uma pista adequada”, disse o engenheiro agrónomo.

Com uma autonomia entre 50 minutos e duas horas de voo, podem sobrevoar até 1.000 hectares. Como vão equipados com um sistema de GPS, que envia continuamente a sua localização a uma estação base, consegue-se reconhecer a sua posição exacta.

Por outro lado, se for necessário realizar uma alteração na altura do voo, sobrevoar novamente uma zona ou dirigir o avião a outro lugar, o plano de voo pode ser actualizado em tempo real. “ Se o avião perde a comunicação com a estação de controlo, passa para modo seguro e regressa, de forma automática, ao ponto de descolagem”, frisou Pablo Zarco-Tejada.

O mesmo sistema foi testado com êxito em mais de 600 voos em campos de trigo, milho, oliveiras, vinhas, tanto em Espanha como na Califórnia. Segundo o director do instituto CSIC, “a técnica permite monitorizar a correcta aplicação da rega à escala do terreno com o objectivo de diminuir a rega durante as diferentes etapas do desenvolvimento da cultura. “Assim é possível regar nos momentos em que a planta consegue aproveitar melhor os recursos hídricos e permitir uma poupança entre 25% a 40% de água."

O avião é um exemplo da globalização: fruto da colaboração entre a empresa alemã Unmanned Aerial Vehicle System and Services e o CSIC. O desenho do piloto automático foi desenvolvido pela empresa espanhola Unmanned Aerial Vehicle Navigation, a câmara espectral foi criada pela espanhola AFP Embedded Systems e a térmica por uma empresa britânica.

fonte: El Mundo


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