Chipre e Croácia têm as melhores águas balneares da UE
| Por Pedro Vacas

Quase todas as águas balneares costeiras e interiores da Europa são suficientemente limpas para que se possa tomar banho e nadar, apesar de se ter registado uma ligeira diminuição da sua qualidade.
Tem ido à praia este Verão?
Então gostará certamente de saber que as águas de 92 % das praias e 90 % dos rios e dos lagos europeus satisfazem as normas mínimas de qualidade da UE.
Os resultados apresentados no relatório anual da Agência Europeia do Ambiente sobre as águas balneares baseiam-se em amostragens periódicas em mais de 21 000 zonas balneares costeiras e interiores de toda a Europa.
Interessa-lhe conhecer a qualidade da água na sua praia favorita?
- Descarregue dados e consulte mapas interactivos com o Sistema de Informação sobre a Água para a Europa .
- Comunique o estado das águas na sua praia local utilizando o sítio Web Eye on Earth.
- Fique a conhecer os novos símbolos para a classificação das águas balneares.
Resultados de 2010
Foram feitas análises periódicas em mais de 21 000 zonas balneares costeiras e interiores para detectar poluentes e bactérias perigosas, como a E. coli.
Embora, no cômputo geral, menos zonas satisfaçam as normas mínimas da UE do que em 2009, alguns países registaram resultados excepcionais.
Os melhores desempenhos
Os países com melhor desempenho em 2010 foram Chipre, com 100 % das zonas classificadas excelentes, seguido da Croácia (97,3 %) e de Malta (95,4 %).
Em Portugal, de um total de 492 águas balneares analisadas, 78,7% foram consideradas excelentes, 14,4 8 % boas e 1,2 % não cumpria as normas mínimas de qualidade.
A Agência Europeia do Ambiente instou os países da UE a esforçarem-se mais para melhorar a qualidade da água em toda a Europa.
Fonte: ec.europa
Se gostou desta notícia acompanhe-nos no facebook.
Publicidade