zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

água

Ecobarreiras são usadas para limpar os rios urbanos
| Por Pedro Vacas



O Rio de Janeiro, lançou uma iniciativa, “Rio Ama os Rios”, do Instituto Estadual do Ambiente, que visa implantar ecobarreiras de garrafas PET nos rios urbanos, de modo a diminuir a quantidade de lixo nas águas. Os resíduos recolhidos são reciclados.

A iniciativa, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), consiste em instalar nos rios, em trechos próximos à foz, estruturas flutuantes, denominadas "Ecobarreiras" pelos criadores do projecto. Feitas a partir de materiais reciclados, como por exemplo, garrafas PET, a ideia é conter os resíduos que são despejados nas águas dos rios e encaminhá-los para centros de reciclagem.

Para isso, o projecto – que visa, também, gerar emprego para a população que vive nos arredores dos rios – oferece formação especializada para os moradores que queiram tornar-se “Ecogaris”, ou seja, actuar na recolha e separação do lixo que fica preso nas ecobarreiras. Os equipamentos e materiais necessários para a actividade – como a balança e o equipamento de segurança individual – são doados por Cooperativas de Reciclagem.

Todo o processo de recepção, separação, pesagem e prensagem dos resíduos recolhidos é feito pelos ecogaris nos “Ecopontos” – unidades instaladas próximo de cada uma das ecobarreiras – que também compram lixo reciclável aos moradores da região, a fim de incentivar a população a não deitar o lixo em locais inadequados. A partir daí, o material seleccionado é enviado para a Febracom (Federação das Cooperativas de Recolha de Materiais Recicláveis) e destinado à reciclagem.

Com o apoio de diversas empresas, o projecto já implantou nove ecobarreiras nos rios urbanos da cidade do Rio de Janeiro.

fonte: PS


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza