zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

água

Gestão de água: uma necessidade
| Por Pedro Vacas


O 3º Relatório Global das Nações Unidas, sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, elaborado com a participação da UNESCO e divulgado este ano, concluiu que a falta de água tem aumentado significativamente em função do crescimento e da mobilidade da população.

Devendo-se também ao aumento da qualidade de vida, levando assim a uma maior produção de alimentos e de energia, incluindo os biocombustíveis. Outro factor que agrava a situação é a alteração climática levando a uma perturbação do ciclo da água.

Todos estes factores têm repercussões na qualidade e na disponibilidade da água, podendo originar secas ou cheias, acções estas agravadas anteriormente pelo Homem.

Outra situação que leva à escassez da água é a forma indevida do tratamento do lixo urbano, saneamento insuficiente e a falta de tratamento de resíduos sólidos.

As questões relacionadas com a água são fundamentais para o desenvolvimento e o bem estar da humanidade. Assegurar o acesso a este bem, torna-se num desafio sem parâmetros que passa pela gestão dos recursos hídricos.

Terá de haver uma interacção entre o governo e sectores que estejam interligados, para que possa haver decisões que afectem a oferta e a qualidade da água em usos prioritários, como para a agricultura e energia, exigindo assim melhor gestão pública e melhor prestação de serviços à sociedade.

Neste sentido o 3º Relatório Global ressalta que alguns países já iniciaram a integração da gestão de recursos hídricos com planos e políticas de desenvolvimento perante um cenário de escassez.

A UNESCO, agência especializada das Nações Unidas responsável pela gestão dos recursos hídricos, tem como meta promover a gestão integrada e a revitalização das bacias hidrográficas que estejam em situação vulnerável. A estratégia consiste em melhorar as políticas de gestão, efectuando vias de adaptação nas bacias hidrográficas e nos aquíferos, criando técnicas para não haver desperdício de água e, por outro lado, promover a educação ambiental.


fonte: envolverde


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza