zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

água

O mercúrio afecta todas as espécies de peixes
| Por Pedro Vacas


Um estudo americano sobre a contaminação das águas com mercúrio revelou que nenhuma espécie pode escapar à mesma. Depois da análise a quase 300 espécies de peixes de rios dos Estados Unidos, o metal tóxico foi encontrado em todos os examinados. A constatação revela como é generalizado este tipo de poluição.

Contudo, apesar de todos apresentarem vestígios da poluição, só um quarto registou níveis de mercúrio superiores ao permitido pela Agência de Protecção Ambiental.

O estudo efectuado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos é o mais completo, até à data, sobre a presença de mercúrio nos rios do país.

De 1998 a 2005, cientistas examinaram mais de mil peixes, incluindo a truta e o peixe-gato, de 291 rios e riachos de todo o país.

O mercúrio consumido ao comer os peixes pode danificar o sistema nervoso e provocar dificuldades de aprendizagem a crianças em desenvolvimento. A principal fonte deste metal nos rios examinados, de acordo com os investigadores, são as emissões das centrais eléctricas que utilizam carvão como combustível.

O mercúrio emitido pelas chaminés dos Estados Unidos e no estrangeiro é arrastado pelas chuvas até às vias fluviais, onde os processos naturais o transformarão em metilmercúrio.

Algumas das quantidades mais elevadas do metal foram encontradas nos rios mais remotos e nas águas turvas ao largo da costa da Carolina, da Geórgia e da Flórida, onde as bactérias nos bosques e nas áreas húmidas circundantes ajudam na conservação do mercúrio.

fonte: pelanatureza.pt


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza