zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

água

Proibir os fosfatos nos detergentes
| Por Pedro Vacas


A qualidade da água e da vida aquática poderá melhorar substancialmente com a redução das descargas de fosfatos nas águas residuais. Na sequência da proposta de proibição da utilização de fosfatos em detergentes para a roupa, apresentada pela Comissão Europeia, os membros da comissão parlamentar do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar defenderam ontem a extensão da proibição aos detergentes utilizados nas máquinas de lavar loiça. A votação em plenário está prevista para Novembro.

Os fosfatos são utilizados nos detergentes para diminuir a dureza da água e permitir uma limpeza eficiente, mas quando são despejados em lagos e rios facilitam a proliferação de algas, que por sua vez matam os peixes e outras espécies, por falta de oxigénio.

Os fosfatos dos detergentes para a loiça

Apesar de em alguns Estados-Membros já existirem disposições que restringem os valores de fosfatos utilizados, esses valores variam muito e em determinados casos dependem apenas dos actos voluntários dos produtores de detergentes. Os fosfatos têm piorado consideravelmente a qualidade das águas em algumas regiões, incluindo as do Danúbio e do Báltico. Os detergentes constituem a terceira maior fonte de descarga de fosfatos para as águas superficiais, a seguir à agricultura e aos esgotos, e os utilizados na roupa são os que mais contribuem para o excesso de fosfatos, existindo ingredientes alternativos, com diversos níveis de eficiência.

"Os fabricantes estão sempre a inovar"

No dia 15 de Junho, a comissão ENVI apoiou a proposta apresentada pela Comissão Europeia, de proibição da utilização de fosfatos nos detergentes para a roupa a partir do dia 1 de Janeiro de 2013, e defendeu a extensão dessa proibição aos detergentes para as máquinas de lavar loiça a partir de 2015.

Face à actual inexistência de alternativas técnicas e económicas que permitam substituir os fosfatos utilizados nos detergentes para as máquinas de lavar loiça, a Comissão Europeia apenas "encorajou" a indústria a desenvolver detergentes sem fosfatos.

"É verdade que, quando comparado com o mercado dos detergentes para lavar roupa, houve poucos progressos na formulação de detergentes com pouca concentração de fosfatos e que permitam, simultaneamente, bons desempenhos. Já existem no mercado fórmulas sem fosfatos e os fabricantes estão sempre a inovar, pelo que é razoável esperar que ao longo dos próximos quatro anos, antes da proposta entrar em vigor, a grande maioria, se não todos os fabricantes sejam capazes de se reconverterem e oferecerem produtos que correspondam às expectativas dos consumidores em termos de eficiência de limpeza", sublinha o eurodeputado britânico Bill Newton Dunn (ADLE), relator parlamentar para a matéria.

Fonte: europarl

Se gostou desta notícia acompanhe-nos no facebook.


Publicidade

buyonfuture.com


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza