zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

água

Parceria internacional estabelece normativa para a pegada da água
| Por Pedro Vacas


Foi dado um passo de gigante para normalizar e estandardizar a medição da pegada da água à escala mundial, através do recente lançamento do “Manual de Avaliação da Pegada da Água: Definindo a Norma Global” pela Water Footprint Network (Rede Pegada da Água). Esta parceria agrega 139 instituições mundiais, entre as quais se destaca a WWF pelo seu impulso fundador e dinamizador, e um grupo permanente de cientistas da Universidade de Twente (Holanda).

O manual vem complementar a Norma Global da Pegada da Água recentemente terminada, e trazer consistência aos métodos de medição do impacto do uso da água. “A Norma Global da Pegada da Água surge numa altura em que as empresas de todos os setores estão a despertar para o risco que a escassez de água coloca aos seus negócios”, disse Jim Leape, Director Geral da WWF Internacional. “Este trabalho ajuda as empresas a compreender a sua dependência e impactos nos recursos hídricos, orientando-as nas respostas estratégicas necessárias à conservação da água para a indústria, as comunidades e a natureza”.

Ao medir a quantidade de água necessária para a produção de bens e serviços, o conceito da pegada de água está a ajudar as empresas a reduzir a utilização de água onde há mais desperdício. Da mesma forma, ajuda as entidades financeiras a avaliar antecipadamente os riscos ligados à água em investimentos futuros, e os governos a melhorar a política e gestão da água.

As pessoas podem utilizar a pegada da água para saberem quanta água estão a utilizar através dos alimentos que comem, das roupas que vestem, e dos bens de consumo que compram. Mudar para produtos menos intensivos em água e escolher bens produzidos em regiões ou bacias sem problemas de escassez ou de má gestão poderá ajudá-las no sentido de atingirem uma pegada de água sustentável.

“A pegada de água de produtos comuns como o café pode ser surpreendente. Por exemplo, em média são necessários 140 litros de água para produzir uma única chávena de café”, referiu Ruth Mathews, Directora Executiva da Water Footprint Network.

“Num mundo que atualmente utiliza as suas reservas de água doce ao limite, a Norma Global da Pegada da Água ajuda-nos a todos a saber mais sobre quanta água usamos, donde é que ela vem, e o que cada um pode fazer para alcançarmos uma pegada de água sustentável. Isto é crucial para assegurar que as pessoas e os ecossistemas têm a água necessária para prosperarem no futuro”.

O Manual também demonstra claramente como as pessoas, as empresas e os países podem quantificar a sua contribuição para reduzir os conflitos e a degradação ambiental relacionados com a água, em bacias hidrográficas de todo o mundo.

Parceiros do mundo empresarial, da sociedade civil, das organizações governamentais e académicas estão a trabalhar com a Water Footprint Network para conseguir melhorias na eficiência do uso, na redução da poluição, e na gestão sustentável da água. À medida que os recursos hídricos são mais pressionados, a utilização desta normativa em todos os setores e em todas as bacias hidrográficas será cada vez mais importante.

“Este trabalho é o estado da arte para calcular a pegada da água”, disse Stuart Orr, Gestor para a Água na WWF Internacional. “Melhora as metodologias anteriores em que se baseia utilizando o vasto conhecimento especializado dos parceiros, e oferece aos governos, empresas e comunidades uma informação muito mais capaz para melhorar a sua gestão de água, e o que é mais importante, para reduzir a sua pegada da água”.

Em Portugal a WWF vem desde há alguns anos a desenvolver trabalho nesta área, tendo publicado em Fevereiro de 2010 um relatório genérico sobre a Pegada da Água em Portugal (http://assets.panda.org/ downloads/pegada_hidrica_pt2010.pdf). Este ano projecta lançar um segundo relatório, onde será apresentada uma análise mais detalhada da pegada de água do país, nomeadamente tendo em conta os principais produtos utilizadores de água e os respectivos países de origem.

Paralelamente, a WWF tem procurado implementar projetos e parcerias que impliquem as empresas na utilização sustentável da água e na redução da respectiva pegada.

Fonte: WWF


Publicidade



Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza