zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

construção sustentável

ADENE premeia eficiência energética
| Por Pedro Vacas


ADENE – Agência para a Energia atribui o prémio da categoria de Eficiência Energética, no âmbito da edição dos Óscares do Imobiliário deste ano. O vencedor será apurado de um conjunto de dez empreendimentos, entre seis edifícios residenciais e quatro de serviços. A distinção será entregue pelo director-geral da ADENE, Alexandre Fernandes, numa cerimónia que decorre no dia 28 de Abril, em Lisboa.

No sector residencial, concorrem o edifício Mirador (Aveiro), Antas Premiére (Porto), Convento dos Inglesinhos (Lisboa), edifício Morgado Lusitano (Vila Franca de Xira), edifício Village Marina (Olhão) e edifício Quinta Fonte da Cheira (Coimbra). Nos edifícios de serviços, concorrem o Leiria Shopping (Leiria), o edifício Duo Miraflores Premium (Lisboa), o complexo Eco-Industrial Park Azambuja - Fase 1 (Azambuja) e o edifício Báltico (Parque das Nações, Lisboa).

O vencedor será escolhido com base numa matriz de avaliação elaborada a partir do caderno de encargos e pela informação disponibilizada sobre os edifícios. A análise inclui vários pontos comuns aos edifícios residenciais e de serviços – tais como o certificado energético, a integração de energias renováveis, a utilização de equipamentos e materiais eficientes. Sendo que no caso dos edifícios de habitação foi tida em conta a utilização de soluções de utilização racional de energia, enquanto que no sector dos serviços foi considerada a utilização de sistemas de gestão da energia, devido às diferenças inerentes a cada um dos sectores.

Todos os empreendimentos candidatos ao Óscar da Eficiência Energética apresentam elevada qualidade de construção, com altos níveis de eficiência energética. Para Alexandre Fernandes, estas devem ser “características fundamentais das construções, quer de novos edifícios, quer de reabilitações, com base num novo paradigma de edifícios mais sustentáveis”. Sendo que um terço do consumo de energia é feito pelos edifícios, iniciativas como esta “são essenciais para estimular a construção sustentável e promover todos os seus benefícios”.

Fonte: ADENE


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza