Equipa alemã vence o Solar Decathlon 2009
| Por Pedro Vacas

Vinte universidades dos EUA, Canadá, Espanha e Alemanha competiram para demonstrar os melhores projectos de residências que fossem sustentáveis, económicas e viáveis do ponto de vista do mercado.
Nas últimas três semanas, as equipas construíram e mostraram as suas ideias que disputaram as 10 categorias do Decathlon, como arquitectura, engenharia e viabilidade, assim como o prémio final.
As casas deveriam ser capazes de gerar energia suficiente, através de painéis solares, para manter as funções normais de uma residência, como aquecimento interno e iluminação. Ainda assim, devem ser confortáveis e possuir todas as conveniências modernas.
Os californianos da Universidade de Santa Clara desenvolveram uma residência com um sistema de calefação que aproveita as condições de muito sol do Estado, o que os juízes consideraram muito além das expectativas previstas pelas regras da competição e ainda assim com um grande apelo estético.
Os alemães, da Universidade Técnica de Darmstadt, vencedores do prémio geral de 2007, apresentaram uma inovadora casa em forma de cubo, com painéis solares no telhado e nas laterais e uma única área de habitação interna. O ponto negativo é o custo de construção, que pode chegar aos 850 mil dólares (570 mil euros).
Um dos projectos americanos é a Casa da Virginia (http://pelanatureza.pt/construcao-sustentavel/noticias/uma-casa-tecnologicamente-inteligente/). Esta casa inteligente tem como principal característica o consumo nulo de energia.
Mas no final os grandes vencedores da edição do Dolar Decathlon deste ano foi a equipa alemã.Em segundo lugar classificou-se a Universidade de Illinois e no último lugar do pódio a equipa da Califórnia.
Confira as ultimas noticias e todas as classificações em: http://www.solardecathlon.org/
fonte: pelanatureza.pt