zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

construção sustentável

Casas feitas a partir de contentores
| Por Pedro Vacas


Se gostou da ideia de ter uma casa, escritório ou oficina dentro de um contentor, certamente vai gostar desta novidade. Uma empresa norte-americana está a comercializar casas pré-fabricadas feitas em contentores de diversos modelos e tamanhos para todo o planeta.

A InterModal Design oferece seis modelos de "construções" adaptadas de antigos cofres de carga. As casas possuem cozinha, sala de estar (que se transforma em quarto) e instalações sanitárias. Alguns modelos ainda possuem quartos individuais e até suites.

"Os nossos contentores oferecem tudo que é necessário - abrigos duráveis e seguros. As casas têm os requisitos de mobilidade e oferecem os confortos essenciais da vida", dizem os responsáveis pelo projecto.

"E o melhor de tudo, a adaptação de contentores reutilizados como apartamentos, casas de hóspedes, cabana, escritório e muito mais, é uma óptima maneira de reciclar, reduzir e reutilizar", completam.

Casas-contentores e o meio ambiente

As vantagens ambientais das casas-contentores são muitas, afirmam. Ao reaproveitar os cofres velhos, eles deixam de ir para o lixo e ganham nova utilidade. Os donos da futura casa também deixam de gastar dinheiro com materiais de construção e reduzem os custos com a obra, já que a estrutura já está pronta, basta adaptá-la.

Essas casas também podem ser transportadas para qualquer lugar do mundo, é só fechá-la correctamente e despachar. Assim, quando os moradores precisarem de se mudar, eles podem levar a sua casa e evitar a construção ou aquisição de uma nova.

Segundo os donos da InterModal Design, os contentores utilizados nos seus projectos ainda trazem outras soluções sustentáveis, como uso de cofres feitos a partir de aço reciclado, equipamentos de alta eficiência, lâmpadas LED e sistema hidráulico de baixo consumo de água.

A casa e a mobília são enviadas juntas para reduzir os impactos com o transporte e a empresa fornece livro de instruções com detalhado de cada unidade para que os donos possam instalar painéis solares, sistema de reaproveitamento de água ou o que mais for necessário.

"Nós acreditamos no poder da simplicidade, na importância da acessibilidade e na necessidade de espaços verdes que nos permita desfrutar do conforto e da beleza da natureza", comentam.

Apesar dos benefícios, é preciso tomar alguns cuidados antes de adoptar o contentor como lar, doce lar. Nem todos os climas são propícios para esse tipo de material e podem exigir um sistema de aquecimento mais eficiente.

Também é importante lembrar que os longos deslocamentos que esses contentores fazem, especialmente de navio, são responsáveis pela emissão de toneladas de CO2 na atmosfera todos os anos. Portanto, se for preciso transportá-lo por muitos quilómetros, é importante avaliar melhor e, se for o caso, pensar numa alternativa mais sustentável.

fonte: Terra


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

Comentários

Nome:
Carlos M. C. de Santana Afonso
Comentário:
Vi parte de um programa televisivo do Brasil e achei interessante a ideia. gostaria de ter mais fotos e esquemas de como isso pode ser implementado (p.ex como são feitas as juncoes de cada contentor para a sua comunicação entre si. As portas dos contentores que não serão usadas o que e feito delas? Revestimentos? pavimentos? O revestimento do teto para usa-lo como jardim)
24/01/2014 - 11:16:29
Nome:
Osvaldo Fernandes
Comentário:
Estimada Equipe bom dia.Especial ajuda. Pretendo avançar com este projecto de casa pré fabricada. Quanto custa o tipo T3 com 6 contentores de um Piso térreo(3) com apenas sala de Estar,Wc comum e cozinha +área de serviço e Piso Superior com Dormitório 1, Dormitório 2 com WC, Suite 1.
Na expectativa de um possível contacto, subscrevo-me atenciosamente.

Saudações Laborais

Osvaldo Fernandes
26/11/2013 - 09:46:57
Nome:
Luis Filipe Oliveira
Comentário:
Boa Tarde
Preciso de saber quem constroi em Portugal casas a partir do aproveitamento de contentores
Obrigado
21/06/2013 - 16:12:04
Nome:
Rui Manuel Martins Abreu
Comentário:
Estou a tentar projectar num espaço 20x30 uma casa com apenas três contentores de 40 Pés.
Gostaria pois de ver fotos diversas sobre o assunto bem como conhecer a vossa ideia no que concerne ao tipo de material a usar para forrar os mesmos por dentro.
Aguardo
Um abraço a partir de Angola -Lobito.
22/01/2012 - 14:24:47
Nome:
Nuno Moreira
Comentário:
Está a ser realizado neste momento, este concito em Portugal, pela BIO FUTURE HOUSE, lda. Brevemente irá ser apresentado!
08/05/2010 - 16:09:26

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

Julho 2014
S T Q Q S S D
30 01 02 03 04 05 06
07 08 09 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Todos os eco eventos...

   
   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza