zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

construção sustentável

Parque olímpico ecológico
| Por Pedro Vacas


Um projeto inscrito no concurso internacional de design urbanístico WAN AWARDS, divulgado recentemente, tomou a região do Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro, como base para o ambicioso projeto de Parque Olímpico ecológico, destinado a atender às Olimpíadas de 2016. O objetivo da agência WATG foi criar uma “vibrante destinação, que fundirá tradição cultural e ecologia urbana ao conceito desportivo”, segundo divulgado pelo Inhabitat.

O centro funcionará como a sede temática de cerimónias e celebrações do evento desportivo e seria composto por duas alas principais; a Cloud Bridge – ou algo como Ponte da Nuvem, na tradução livre – e o Carioca Plaza. A primeira seria uma espécie de parque temático com inspiração na natureza. A Cloud Bridge foi projetada para manter jardins com espécies vegetais representantes de ecossistemas amazónicos e da Mata Atlântica, dispostos ao longo de um caminho com diferentes rampas e relevos.

A ideia do passeio elevado para os visitantes é homenagear a topografia acidentada da cidade e facilitar visões panorâmicas do centro olímpico. Ao longo do caminho haverá displays com informações sobre ecossistemas e povos indígenas brasileiros, além de estruturas para captação de chuva que ajudariam na rega dos jardins. O coração do Parque Olímpico será o Carioca Plaza onde os grandes encontros irão acontecer.

O projeto tem como objectivo integrar atletas e visitantes, representando uma fonte de orgulho para os brasileiros e uma inspiração às equipas competidoras. Os arquitetos dizem ainda que o Parque Olímpico poderá ser um elemento transformador da cidade, por meio da celebração do desporto.

Como os Jogos Olímpicos serão Rio-2016, o prémio que interessa é que o Parque Olímpico seja o mais sustentável e receptivo possível e que seja mais uma atração para ser visitada por todos.

Parque olímpico ecológico-1

Parque olímpico ecológico-2

Parque olímpico ecológico-3

Imagens: Greenvana

Fonte: Greenvana


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza