zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

construção sustentável

Primeira parte da Masdar City está concluída
| Por Pedro Vacas


Na semana passada, o Instituto de Ciência e Tecnologia de Masdar, nos Emirados Árabes, foi aberto ao público. Com a inauguração, completa-se a primeira parte da construção da cidade, que deverá ser a primeira do mundo livre de carbono.

Masdar, com custo estimado de US$ 22 biliões, provenientes da exploração de petróleo, deve funcionar somente com energia renovável, sendo 90% proveniente de painéis solares e 10% de incineração de dejectos. A cidade fica a 17 km da cidade de Abu Dahbi, capital dos Emirados Árabes.

Com previsão de conclusão das obras em 2018, Masdar leva a assinatura do escritório inglês Foster & Partners, que desenvolveu uma arquitectura destinada a juntar as tradições locais com um design high-tec. A cidade terá capacidade para abrigar de 45 mil a 50 mil pessoas, além de uma universidade e o Instituto de Ciência e Tecnologia, já construído.

Todos os prédios serão construídos numa área de 6 km² e 7 m de altura para aproveitar a brisa do deserto, diminuindo a necessidade de climatização artificial. As ruas da cidade, exclusivas para pedestres, serão mais estreitas, de modo com que os prédios fiquem mais próximos um dos outros, garantindo sombra aos habitantes da cidade. Uma frota de carros eléctricos já estão em testes, que transitam por túneis, será o principal meio de transporte da cidade.

A ideia é que, além de se tornar um modelo de cidade, Masdar torne-se num grande centro de pesquisas energéticas. Para isso, o projecto da cidade conta com apoio de várias empresas do sector, encabeçadas pela Masdar, empresa de energia de Abu Dahbi, e universidades de tecnologia.

Primeira parte da cidade com 100% energia renovável é concluída nos Emirados Árabes 1

Primeira parte da cidade com 100% energia renovável é concluída nos Emirados Árabes 3

Primeira parte da cidade com 100% energia renovável é concluída nos Emirados Árabes 5

Primeira parte da cidade com 100% energia renovável é concluída nos Emirados Árabes 6

Primeira parte da cidade com 100% energia renovável é concluída nos Emirados Árabes 8

Primeira parte da cidade com 100% energia renovável é concluída nos Emirados Árabes 9

fonte: udop


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

Comentários

Nome:
Francisco Guerreiro
Comentário:
Embora seja auto sustentável cairá no vazio de não for efectivada uma mudança social, ou seja, perante os mesmos valores tais tecnologias de nada servirão. Discordo em pleno com o comentário subjectivo do Sr. José Lameiras. Surte-me o sentimento de querer voltar a viver na Roma antiga apenas pela glória do passado/história. Tal como seres evolutivos as cidades também o são.

Sinceros cumprimentos
07/10/2010 - 22:50:26
Nome:
josé antónio lameiras
Comentário:
Interessante como modelo de investigação, a monitorizar nas mais diversas áreas (ambientais,económicas,sociais,saúde, etc...).
Mas falta-lhe a história, a identidade que esta induz. Falta-lhe a alma.
07/10/2010 - 20:58:31

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza