zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

construção sustentável

Sejima e Nishizawa presentes na CONCRETA 2009
| Por Pedro Vacas


Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, dupla do conhecido gabinete japonês de arquitectura SANAA (responsável nos últimos anos por vários projectos internacionais emblemáticos, como o New Museum of Contemporary Art de Nova Iorque e a loja Christian Dior de Tóquio), são dois dos nomes já garantidos pela organização da CONCRETA 2009 para o congresso «Reabilitar. Habitar», que, durante os dias 21 e 22 de Outubro próximo, decorre paralelamente à 24.º Feira Internacional de Construção e Obras Públicas (de 20 a 24 do mesmo mês). Os arquitectos foram recentemente notícia em Portugal - e no mundo – por terem ganho o concurso internacional do novo Edifício Multifuncional da Fundação de Serralves, que será construído na Senhora da Hora (Matosinhos), com um custo estimado de 25 milhões de euros (e conclusão prevista para 2012). O projecto será um dos casos em estudo no Congresso da CONCRETA.

Juntar-se-ão a eles, numa reflexão multifacetada que aprofundará todas as particularidades actuais e futuras da reabilitação urbana, João Belo Rodeia (presidente da Ordem dos Arquitectos), Fernando Santo (bastonário da Ordem dos Engenheiros), Elísio Summavielle (director do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico), Teresa Novais (presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos), Hipólito de Sousa (presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros), Andrea Tinagli (do Banco Europeu de Investimento), Poças Martins (presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto), João Ferrão (professor universitário e investigador), Arlindo Marques Cunha (presidente da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense), Reis Campos (presidente da AICCOPN), Jorge de Brito (Instituto Superior Técnico), Gerardo Saraiva de Menezes (presidente do Conselho Directivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros), António Perez Babo (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), José Pinheiro Pinto (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), José António Barros (presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal) e muitos outros.

A reabilitação do edificado é apontada como um dos segmentos da fileira da construção com maior potencial de crescimento e oportunidades de negócio. Tem actualmente merecido uma redobrada atenção por causa do clima de crise económica e é vista pelo mercado como um dos caminhos para dela saírem as empresas.

A temática conhecerá assim um novo fôlego durante a CONCRETA. E teve inclusive o condão de unir as principais associações sectoriais e organismos profissionais em torno da dinamização do Congresso «Reabilitar.Habitar», que tem na Comissão Organizadora, para além da Feira Internacional do Porto e da AEP, a AICCOPN, a Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, a Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Arquitectos e o gabinete Cannatà & Fernandes Arquitectos.

fonte: Portal Concreta


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza