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construção sustentável

Terminal ferroviário auto-suficiente em energia
| Por Pedro Vacas


Zechner & Zechner, uma empresa de design da Áustria venceu o concurso de design Reißeck Top Terminal, com a construção de um edifício “auto-produtor” de energia, que conta com um terminal de comboios e restaurante.

A estrutura da nova construção foi projectada para ser alimentada através de colectores solares térmicos. Estes dispositivos de energia solar são a fonte primária de energia para o edifício, fornecendo-a para aquecimento interno e água quente. Este colectores fornecerão também uma elevada percentagem de energia para o edifício.

O projecto envolve a construção de um restaurante situado no topo de uma montanha, a 2.250 metros acima do nível do mar. Este projecto está a ser desenvolvido por uma companhia de electricidade da Áustria e por uma das maiores produtoras de electricidade a partir de hidroeléctricas na Europa, a Verbund. A ideia inclui também a edificação de um terminal ferroviário.

O novo terminal tem sido interpretado como uma paisagem urbana que é, naturalmente, desenvolvida a partir da topografia. A parte curva inferior da estação segue os contornos da paisagem circundante, e estes são acentuados pelas pedras da construção. O telhado invade o edifício como um excesso de protecção da neve, esta solução tem produzido uma resposta sensível a esta localização única, e que também capta o desejo do cliente para apresentar-se como um produtor de energia limpa.

O design lembra o formato de uma cobra encoberta pela terra. O novo terminal será localizado na parte superior, enquanto a parte inferior da estação descreve a paisagem. A casca de madeira do telhado abriga a construção do vento e da neve. Apesar de não usar o tradicional da arquitectura alpina, os arquitectos acreditam que essa estratégia dá uma resposta sensível a este local.

A maior parte do edifício é constituída de partes pré-fabricadas e o equilíbrio da estrutura pode ser conseguido pelo uso de um tipo específico de madeira como material de construção.

O piso térreo termina em uma inclinação ficando fechada para o exterior, é uma reminiscência de cavernas e túneis, o que intensifica a sensação de liberdade quando o cliente sair ou entrar no restaurante. Em contraste, o local possui um design absolutamente aberto, permitindo vistas panorâmicas sobre a montanha, plantações e a vegetação.

O restaurante está situado na foz do edifício e isso permite que ele receba o melhor do espaço aberto. Além disso, toda a fachada do edifício foi coberta com vidros reflexivos, para não comprometer a visão da paisagem natural.

Terminal ferroviário auto-suficiente em energia

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Imagens: Zechner

Fonte: CicloVivo

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