Novo livro electrónico solar lançado em Outubro pela LG
| Por Pedro Vacas

A diferença dos modelos tradicionais para o e-book apresentado no dia 11 de Outubro pela LG é que o equipamento possui um painel fotovoltáico que permite que a bateria do gadget seja carregada com energia solar.
O livro possui células solares de 10 cm de largura e de comprimento que foram desenvolvidas especialmente para encaixarem no display de seis polegadas. Possuem 0,7 mm de espessura e pesam apenas 20 gramas – é a mesma espessura que um cartão de crédito e o peso de uma caneta.
Para produzir células solares mais finas e leves, os produtores substituíram as tradicionais bolachas de silício por substratos de vidro ou de plástico. Com isso, é possível adaptar as células solares a diversos aplicativos, como e-books e telemóveis. Quatro ou cinco horas de sol é suficiente para fornecer energia para um dia inteiro de leitura sem necessidade de recarga, segundo os fabricantes.
Ki Yong Kim, chefe do Departamento Solar da LG, observou: "e-books estão a atrair muita atenção porque oferecem a vantagem de armazenar de forma fácil milhares de livros num único dispositivo. A ideia do e-book combinado com células solares irá oferecer aos utilizadores a vantagem de maior tempo de uso".
Antes da comercialização, prevista para depois de 2012, o fabricante pretende aumentar a eficiência do produto. A meta é um e-book 12% mais eficiente até 2010 e 14% mais eficiente até 2012.
fonte: Ecod