zona de empresas registar empresa

parques e reservas

◀ voltar atrás

Reserva Natural Parcial do Garajau

parques e reservas

Share |
Contactar Reserva Natural Parcial do Garajau


Link
http://www.pnm.pt

Email
reservadogarajau@netmadeira.pt

Tel.
+351 291 238 445

Fax
+351 291 237 907

Morada
Centro Polivalente do Funchal
9000-316 Funchal

Descrição

Reserva Natural Parcial do Garajau foi criada em 1986 para impedir a progressiva desertificação dos fundos marinhos do litoral da Ilha da Madeira e contribuir para o repovoamento faunístico das áreas adjacentes. Foi a primeira Reserva exclusivamente marinha a ser criada em Portugal e foi proposta por um grupo de amantes do mergulho que cedo reconheceram a importância do património natural daquele local.

A área da Reserva é caracterizada por uma costa rochosa, alta e regular. A falésia é muito acentuada, com altitudes que podem ultrapassar os 100 metros. No entanto, a partir da Ponta do Garajau e até à Ponta da Oliveira a arriba é mais baixa e regular em que o acesso é, relativamente, fácil. A faixa costeira é composta por diversas praias de calhau rolado intercaladas com zonas rochosas.

Apresenta uma área de 376 hectares, com uma extensão de costa de, aproximadamente, sete quilómetros.

Os fundos da Reserva são de natureza rochosa até, aproximadamente, 22 metros de profundidade, a partir dos quais passam a ser de areia fina ou concha moída.

Os limites da área: linha batimétrica dos 50 metros a Sul, ou, em caso de dúvida nunca a menos de 600 metros da costa, o Cais do Lazareto a Oeste, a Ponta da Oliveira a Este e a linha da preia-mar a Norte.

A Reserva, não só pela sua localização geográfica, mas principalmente pela sua riqueza biológica e águas transparentes e limpas, apresenta grande aptidão de utilização do ponto de vista recreativo, educativo e científico.

Ostenta uma biodiversidade com uma riqueza ictiológica muito significativa; com uma baixa abundância de algas podendo ser observadas no intertidal e infralitoral espécies pertencentes aos géneros Cystoseira, Ulva, Cladophora, Corallina e Caulerpa; o mero Epinephelus marginatus é a espécie emblemática da Reserva! Atrai e desperta a curiosidade dos mergulhadores, pois para além de ser um peixe de grande dimensão, é dócil e de fácil convivência!

Na Reserva existe um centro de apoio, localizado no seu limite Oeste, no Cais do Lazareto onde são desenvolvidas várias acções de Educação Ambiental. Está equipado com uma pequena estação para enchimento de garrafas de mergulho.

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza