zona de empresas registar empresa

energia

+ eco info

◀ voltar atrás

Energias Renováveis

A salvação do Planeta depende da maneira como iremos encarar o dilema de satisfazer as crescentes necessidades energéticas sem afectar negativamente a Natureza. Só assim poderemos garantir a sobrevivência das gerações actuais e futuras.

O conceito de energia tem de ser alterado não amanhã, mas é imprescindível que o seja hoje.

Com o desenvolvimento tecnológico foram surgindo fontes de energia como o petróleo, o gás que atingiram proporções alarmantes de poluição. Parece evidente que a resolução deste problema só é possível através da implementação progressiva de energias renováveis em detrimento das energias fósseis poluentes.

Como as estimativas apontam para um aumento de consumo energético, as emissões de CO2 irão aumentar o que provocará alterações climáticas irreversíveis.

Com este problema, as atenções voltam-se para as energias renováveis, que são obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar, inesgotáveis que não estabelecem um fim temporal para a sua utilização, é o caso do calor emitido pelo sol, do vento, das marés e dos cursos de água.

Estas energias apresentam muitas vantagens, sendo pouco ou nada poluentes em termos ambientais e podem ser produzidas em todo o planeta. Utilizar as energias renováveis a nível mundial tornaria os países auto-suficientes em termos energéticos e melhoraria a sua distribuição, o que possibilitaria que um maior número de pessoas tivessem acesso a este bem essêncial.

Existem vários tipos de energias renováveis:

Solar – proveniente dos raios solares, podendo ser convertida por via fotovoltaica ou por via térmica. Portugal é um país privilegiado para esta forma de produção de energia, as 3300 horas de sol anuais no sul são um recorde europeu.

Eólica – obtida do movimento dos ventos. Portugal ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de aproveitamento de energia eólica.

• Biomassa – obtida a partir da matéria orgânica

• Geotérmica – proveniente do calor existente no interior da Terra.

• Hídrica – obtida do movimento da água

• Dos Oceanos (Ondas; Marés; Correntes; Gradiente da Temperatura  – energia das ondas, das marés e do gradiente térmico – o oceano é um recurso notável de energia eléctrica. Portugal tem a primeira instalação oceânica pré-comercial de conversão eléctrica das ondas: Parque Pelamis.

• Biogás – obtida pela degradação anaeróbia da matéria orgânica, serve para a produção de calor e electricidade.

• Hidrogénio – obtêm-se energia através da conversão electroquímica, usando células de combustível.

É de absoluta necessidade a utilização das energias renováveis que estão à nossa disposição Pela Natureza.
 

 

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza