zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

energia

ADENE reduz consumo eléctrico
| Por Pedro Vacas


A ADENE - Agência para a Energia conseguiu reduzir o consumo de energia eléctrica equivalente ao de 4706 famílias através da implementação de medidas de eficiência energética, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo da Energia Eléctrica (PPEC).

Esta poupança de energia, realizada ao longo das edições do PPEC entre 2008 e 2010, corresponde a uma redução de 4 687 toneladas de CO₂.

Enquadrado neste plano de eficiência, surge o GERE, uma iniciativa da ADENE que comparticipa até 80 por cento, a fundo perdido, a aquisição de equipamentos eficientes nos sectores da Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços, cuja candidatura pode ser submetida online no site do GERE.

Em três anos foram financiados mais de 220 equipamentos eficientes em 90 empresas do sector industrial e agrícola; no âmbito das duas edições da medida “Variadores Electrónicos de Velocidade (VEV)” evitando o consumo de 11 GWh/ano, com uma redução da factura energética de 877 mil euros.

Cerca de 80 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) aderiram ao programa Phase Out Incandescentes IPSS para substituir 22 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas de baixo consumo.

A edição deste ano do programa GERE centra-se na iluminação pública eficiente: “Iluminação LED em monumentos e edifícios históricos” e “Phase Out de lâmpadas ineficientes em aldeias rurais e Históricas”; dando continuidade à terceira edição da medida VEV.

Com um custo total de 814 mil euros para o PPEC, estas medidas permitirão diminuir o consumo de energia eléctrica em 27,7 GWh/ano, correspondendo a 2,2 milhões de euros em custos anuais evitados.

A ADENE apresentará os resultados deste programa e prestará informações, num stand dedicado ao tema inserido na exposição do Seminário PPEC – “Avaliação de resultados e perspectivas futuras”, que se realiza amanhã, dia 11, no
centro Cultural de Belém das 14h às 18h, na sala Luis Freitas Branco.

Para beneficiar destes financiamentos deve ser consultado o site http://gere.adene.pt, onde é possível simular poupanças energéticas e respectivos custos evitados e submeter as candidaturas online.

Fonte: ADENE


Publicidade

buyonfuture.com


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza