África interessada nas energias renováveis portuguesas
| Por Pedro Vacas

Os governos da África do Sul e do Botswana querem cooperar com Portugal no domínio das energias renováveis e, para conhecer a experiência portuguesa, vão enviar missões já nos próximos meses.
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, esteve ontem reunido, durante mais de três horas, com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Botsuana, Phandu Skelemani, que demonstrou "bastante interesse em conhecer melhor a experiência [portuguesa] nas energias renováveis", apontando para o envio de uma missão de empresários do sector da energia, a Portugal, a partir do final de Setembro.
"Apesar de ser recente no perfil de Portugal a sua relação com as energias renováveis, a nossa reputação internacional começa a ganhar balanço", disse João Gomes Cravinho.
"O Botsuana é um país que importa a quase totalidade da sua energia e no entanto tem muito sol e vento", tendo por isso as condições necessárias para a instalação de parques eólicos e fotovoltaicos, sublinhou.
O mesmo interesse foi manifestado, na semana passada, pela ministra dos Negócios Estrangeiros sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, com quem a discussão "girou em torno de oportunidades no plano económico".
O secretário de estado português referiu que admitia que também o governo da África do Sul estaria interessado em conhecer a experiência portuguesa no campo das energias renováveis (solar e eólica).
A cooperação com África do Sul e Botswana, adiantou, pode ser no domínio das "joint-ventures" ou da assistência técnica.
fonte: PN