zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

energia

Agricultura no comércio de carbono
| Por Pedro Vacas


Agricultores dos Estados Unidos poderão aumentar os seus rendimentos vendendo créditos de carbono, se o Senado aprovar o projecto-lei que instaura um sistema de redução nas emissões no país. O estudo feito pela Agência de Protecção Ambiental (EPA) estima que a receita feita com a venda de crédito de carbono pelos agricultores atingiria um valor de 2,1 biliões de dólares a curto prazo (2012-2018) , de 7,6 biliões de dólares a médio prazo (2027-2033) e 28,4 biliões de dólares a longo prazo (2042-2048).

Caso o projecto seja aprovado, seria a primeira vez no mundo que um sistema obrigaria a cortes nas emissões CO2 e incluiria a agricultura com um peso significativo nos esforços de mitigação dos gases de efeito de estufa. Assim, o Alto de Segurança e Energia Limpa dos EUA fortaleceria os argumentos dos governos, das empresas e dos ambientalistas em defesa de mecanismos de mercado, na implementação da Redução das Emissões do Desmantelamento e da Degradação (REDD).

A propostas da nova legislação de clima e energia dos EUA que começaria a vigorar em 2012, prevê redução de 17% nas emissões de gases de efeito estufa medidas em CO2. Quanto menos emissões, mais escasso será o volume de permissões (direitos de emitir carbono), causando um valor alto no preço do gás.

O Alto de Segurança e Energia Limpa, que conta com o apoio da administração Obama, prevê a distribuição de uma quota de direitos de emitir carbono para cada empresa, o que equivaleria a uma tonelada de carbono. Quem emitir carbono acima da sua quota terá que cobrir a diferença comprando permissões a empresas que possuírem sobras de carbono, por terem emitido gases abaixo do limite máximo da sua quota.

O sistema proposto conhecido por “cap and trade” inspira-se no bem sucedido programa de redução nas emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogénio, gases responsáveis pelas chuvas ácidas. Este sistema também foi adoptado pela União Europeia na implementação do comércio de carbono, criado para os países do bloco cumprirem as metas no Protocolo de Quioto.

fonte: envolverde/mercado ético


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza