zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

energia

Dejectos humanos poderão gerar energia
| Por Pedro Vacas


Investigadores canadianos anunciaram esta semana que pretendem desenvolver um sistema que converte fezes humanas em energia com financiamento da fundação Bill & Melinda Gates.

No que poderia ser chamado de WC ecológico, os dejetos também virariam substâncias úteis à agricultura, por exemplo.

Os engenheiros químicos da Universidade de Calgary foram um dos 85 grupos que receberam a quantia de 100 mil dólares oferecida pela 6ª edição do Grand Challenges Explorations, iniciativa patrocinada pela fundação de Bill Gates.

Com o dinheiro, os Drs Ian Gates e Michael Kallos irão desenvolver a máquina que chamam de “Microdigestor anaeróbio com Calor Termoelétrico micro combinado a geração de Energia para Converter Dejetos humanos em Eletricidade, Calor, Metano, Fertilizante e Água”.

A ideia é criar pequenas unidades residenciais, como privadas, que contenham embutidas câmaras de reação nas quais os processos químicos possam ser realizados. Bactérias e reagentes transformariam o material fecal e a urina em substâncias úteis para a agricultura e geração de energia – como o gás metano, que poderia ser queimado. A água sairia como bioproduto dessas reações.

 Dejectos humanos poderão gerar energia

Segundo os autores do projeto, o desafio está em combinar tecnologias já existentes de uma nova maneira para transformar algo que é normalmente um problema de saúde e sanitário em algo de valor para a comunidade.

O projeto ganhou a bolsa por se encaixar numa das cinco áreas propostas pelo GCE: erradicação da poliomelite, HIV, saneamento básico, tecnologias de saúde familiar, e saúde mobile.

A Grand Challenges Explorations apoia cientistas e investigadores de todo o mundo. Uma nova edição começará a 19 de Maio. Aqueles projetos financiados e bem sucedidos podem receber 1 milhão de dólares numa bolsa adicional.


Fonte: info.abril


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza