Optimizar a redução de emissões de CO2
| Por Pedro Vacas

Um novo método desenvolvido por engenheiros e cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory da California, Estados Unidos, permitirá que a separação do dióxido de carbono seja feita de uma maneira eficaz, de modo a obter melhores resultados para o meio ambiente.
A descoberta foi publicada em nota de imprensa do Lawrence Livermore National Laboratory e os resultados foram publicados na revista ChemSusChem.
A equipa do laboratório criou uma forma de deter o CO2, através de líquidos iónicos, uma classe especial de sal fundida que se converte em líquido, quando a água atinge o seu ponto de ebulição. Isto permite separar o dióxido de carbono da fonte inicial.
São conhecidos os riscos para o planeta devido à concentração de CO2 na atmosfera, mas ,embora existam grandes esforços para reduzir estas emissões provenientes da queima de combustíveis fósseis, é imprescindível um passo mais à frente, no sentido de as capturar.
Realizada a descoberta e com a exactidão conseguida através dos computadores, os especialistas acreditam na enorme potencialidade deste novo método, podendo implementar em grande medida a separação do dióxido de carbono, ao invés dos sistemas utilizados na actualidade.
fonte: Lawrence Livermore National Laboratory