zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

energia

Paris utiliza calor dos canais de esgoto para gerar energia
| Por Pedro Vacas


O reaproveitamento da água com a geração de energia pelo calor dos canais é um projeto resultante da cooperação entre a gestão de limpeza da água (ECD) da cidade de Paris e de duas empresas: a Compagnie Parisienne de Chauffage Urbain (CPCU) e a Lyonnaise des Eaux.

Esse processo será pela primeira vez utilizado na capital da França, apesar de que uma cidade próxima da capital também iniciou o mesmo sistema para o aquecimento das piscinas.

Ele consiste na instalação de uma bomba de calor próxima a escola e de trocadores de calor, que estão a ser instalados na encosta dos canais. Um coletor de calor, instalado dentro dos tubos, vai reter o ar quente e enviá-lo para os permutadores até chegar à bomba, que vai aquecer a escola parisiense.

As estimativas de eficiência desse novo processo são animadoras. Apenas com a bomba de calor, 70% da escola será aquecida e mais de 73 mil toneladas de CO2 serão poupadas com o uso do sistema.

A provável segurança, limpeza e sustentabilidade do projeto já estão a credenciar o sistema como uma nova forma de geração de energia. Bertrand Delanoë, prefeito de Paris, afirmou, na inauguração da obra, em 1º de abril, que o projeto poderá ser expandido para outras regiões próximas a canais de esgoto. Além de seguro, o processo economiza energia e dinheiro da população francesa.

Fonte: EcoDesenvolvimento


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza