zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

energia

Projecto para uso Energético da Biomassa
| Por Pedro Vacas


A União Europeia vai apoiar o projecto SILVAPLUS para zona sul da Galiza e norte de Portugal, que irá investigar e fomentar o uso da biomassa florestal da região para a produção de energia. A UE vai financiar o projecto com 565.000 euros durante 2 anos.

O projecto tem como objectivos fundamentais para além de incentivar à poupança energética e fomentar o emprego rural, o uso da biomassa florestal da eurorregião, que ajudará a prevenir o risco de incêndios nos montes da região.

A realização deste projecto também poderá ajudar à instalação de fábricas de biomassa na eurorregião.

O desenvolvimento deste plano vai implicar a introdução de novas técnicas de sivilcultura, saber quais são as características físicas e caloríficas da biomassa que se pretendem utilizar, que podem vir dos cortes ou podas, e até testar novos cultivos energéticos com plantações mistas de eucalipto.

No projecto fazem parte a Associação Florestal de Portugal – Forestis; a Associação Florestal da Galiza – AFG; a Conselleria do Meio Rural da Junta da Galiza, os Conselhos galegos do Tomiño e Ponteareas e alguns municípios portugueses.

Já são várias as empresas, entre as que se pode destacar a Frinova SA do Grupo Pescanova, que mostraram interesse em usar como energia um biocombustível mais barato.

A substituição dos combustíveis fosseis, que são cada vez mais caros e contaminantes, por biomassa, e que ao mesmo tempo permite o aproveitamento de matéria florestal não utilizada vai ser uma mais valia para a eurorregião.

Fonte: Portugal Global


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza