zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

energia

SeaTwirl: Novo sistema eólico offshore
| Por Pedro Vacas


SeaTwirl: Novo sistema eólico offshore continua a produzir energia mesmo quando não há vento.

O sistema experimental sueco, SeaTwirl está desenhado para armazenar cineticamente a energia do vento até ser necessária. Desta forma, permite produzir energia mesmo quando o vento não está a soprar.

O topo do SeaTwirl é constituído por uma turbina eólica vertical que gira independentemente da direção do vento. Esta é a única parte do sistema localizada acima da superfície da água.

No centro está ligado a esta turbina um eixo central que entra na água. Mesmo abaixo da superfície da água está montado um corpo cilíndrico oco flutuante e no limite inferior do eixo um gerador. O SeaTwirl é fixo ao local por linhas de ancoragem ligadas à base do gerador.

Como o eixo está ligado à turbina também gira quando o vento sopra. A inovação deste sistema reside no facto de mesmo quando não há vento, o eixo e, por conseguinte a turbina, continuam a girar. A água funciona como um rolamento de rolos de muito baixo atrito que permite ao eixo continuar a girar mesmo quando o vento diminuiu. A eletricidade é gerada quando o eixo de rotação encontra o eixo gerador de não rotação. A eletricidade é transportada para a costa através de cabos que estão no fundo do mar.

Quando o vento é forte a ação de rotação vigorosa das turbinas faz com que a água saia do corpo flutuante oco para o anel da turbina, na parte superior do sistema. Este processo adiciona peso ao anel o que o faz rodar durante mais tempo. À medida que a turbina abranda, dobra-se e, a água sai da parte exterior para o corpo flutuante novamente. Nesta fase a turbina “espalmada” continua a rodar mesmo sem vento devido à rotação do eixo.

Um protótipo deste sistema, mais pequeno que a versão original, apresentou um bom resultado num teste realizado na costa da Suécia em agosto. Os designers referem que a sua versão original terá 430 metros e será capaz de gerar 4.5 megawatts de potência média. Supostamente poderá armazenar 25000 kW/h de energia o que é suficiente para abastecer 8000 casas durante uma hora.

Como grande parte do peso do sistema SeaTwirl será suportado pela água, também é referido que os custos de produção serão mais baixos do que os das turbinas eólicas offshore correntes devido à utilização de materiais mais baratos.

SeaTwirl: Novo sistema eólico offshore

Imagem: Naval Brasil

Fonte: Naval Brasil

Se gostou desta notícia acompanhe-nos no facebook.


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza