zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

energia

Sistema para módulos fotovoltaicos promete 35% mais eficiência
| Por Pedro Vacas


Um sistema de controle para instalações fotovoltaicas de geração de energia garante ser capaz de aumentar em mais de 35% a sua eficiência das centrais. Segundo a Siemens, que desenvolveu a solução, chamada Simatic S7-1200, a ferramenta calcula o alinhamento para as placas com base num algoritmo do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos.

O objetivo é permitir que os módulos acompanhem a posição do sol, o que garantiria mais efetitivade às plantas. A Siemens afirma que o sistema consegue determinar a posição do sol com grande precisão e definir o melhor posicionamento para os módulos fotovoltaicos.

A ferramenta também conta com motores trifásicos de corrente alternada que alimentam um sistema de rastreamento de dois eixos: o que faz o módulo girar, assim rastreando o curso diário do sol de leste para oeste e, inclinando o módulo ao longo para rastrear a altura do sol conforme a hora do dia e ano.

A companhia ainda destaca que, no processo, o sistema de controle evita também que módulos vizinhos façam sombra uns aos outros durante a manhã e ao cair da tarde, quando as sombras são especialmente longas. O software baseia-se em cálculos astronómicos em parâmetros como longitude, latitude e hora exata, além de levar em consideração as condições meteorológicas.

A Siemens afirma que, quando enfrenta ventos fortes, por exemplo, o sistema move os módulos para a posição de menor resistência, onde eles podem aguentar ventos de até 130 quilómetros por hora. De maneira semelhante, a empresa garante que o sistema de rastreamento pode ser programado para reagir à neve, tempestades, nevóes e escuridão.

Fonte: udop


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza