zona de empresas registar empresa

formação

+ eco info

◀ voltar atrás

Formação

Educação ambiental consiste na divulgação do conhecimento sobre o ambiente, tendo como finalidade incutir o conceito de sustentabilidade e a preservação dos recursos existentes na natureza.

Torna-se necessário consciencializar o ser humano que é parte integrante do meio, que faz parte da natureza e tentar radicar a ideia antropocêntrica criada pela humanidade durante séculos.

É importante uma tomada de consciência da realidade global e do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e a natureza.

É um processo pedagógico dirigido à transformação da realidade tanto nos aspectos naturais, como sociais; garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, estimulando para os problemas ambientais e assumindo a crise ambiental como uma questão ética e politica.

O problema do aquecimento global levou a humanidade a reflectir sobre as atitudes que até aí se praticavam: “atitudes naturais”, “poder absoluto” sobre a natureza.

Nos dias de hoje a formação pedagógica inicia-se logo nos primeiros anos de vida, tanto em casa, como nos primeiros passos da vida académica.

Alertar a criança para perseverar e melhorar a natureza que a rodeia, plantar uma árvore, cultivar uma pequena horta junto à escola, fazer uma selecção de lixo e reciclar artigos dando-lhes as mais diferentes formas e utilizações que a imaginação alcance.

Torna-se peremptório que todos adquiramos consciência sobre a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável, respeitar o que a natureza nos colocou à nossa disponibilidade seja qual for o local em que nos encontramos.

Podemos resumir o processo pedagógico na seguinte frase:” pensar global, agir localmente”
 

 

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza