zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

mobilidade

Barcelona escolhida para testar scooter eléctrica da Honda
| Por Pedro Vacas


A cidade de Barcelona, Espanha, foi a primeira na Europa a receber o programa EV-Neo, uma experiência que prevê o fornecimento de 18 scotters eléctricos ao município catalão, a custo zero e durante um ano. O objectivo é perceber o potencial de redução das emissões de dióxido de carbono e ajudar a implementar novas formas de mobilidade.

Segundo o Expresso, o projecto arrancou em Julho e envolveu uma parceria entre a Honda espanhola, a cidade de Barcelona, a província da Catalunha e o Club Automóvel de Espanha. Os quatro parceiros trabalharão juntos para realizar pesquisas e actividades diárias de acompanhamento sobre a utilização do EV-Neo na cidade condal.

“Testar o EV-Neo em condições [de mobilidade] europeias é um passo importante, à medida que desenvolvemos as nossas actividades de veículos eléctricos”, explicou o presidente da Montesa Honda, Yukitoshi Fujisaka.

Se em Barcelona os pequenos motociclos já representam cerca de um terço dos veículos presentes no trânsito, a ideia da Honda é melhorar ainda esta percentagem. As scooters eléctricas podem custar perto de 4 mil euros – um problema – , demoram meia hora a carregar e têm uma bateria portátil.

Outro dos problemas é a autonomia deste motociclo movido a electricidade, apenas 34 quilómetros em terrenos planos. A velocidade máxima também não é muito elevada – 30 kms/h – mas o pior é mesmo a autonomia.

Entre os aspectos positivos estão as nulas emissões de CO2, claro, e o contributo para uma cidade mais saudável. Para alimentar o motor de 2.8kw, a bateria precisa de três horas e meia de carga, com um carregador convencional. Com um carregador rápido, a bateria atinge a sua carga máxima em meia hora.

Este projecto arrancou no Japão, em Abril de 2011, e está em fase de teste em Kumamoto e Saitama. Em Kumamoto, as scooters são alugadas a moradores e turistas para fornecer feedback sobre o seu uso e benefícios.

Fonte: Menos um Carro

Se gostou desta notícia acompanhe-nos no facebook.


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza