zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

mobilidade

Camião sustentável apresentado pela Iveco Daily Eléctrico
| Por Pedro Vacas


Foi apresentado o novo camião da Iveco Daily Eléctrico premiado na Inglaterra. É uma versão furgoneta equipada com o motor Iveco-FPT F1C movido a gás natural. 



“A Iveco é uma das líderes mundiais no campo do transporte sustentável”, explica Renato Mastrobuono, director de desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America. “O Daily Eléctrico é um exemplo das muitas oportunidades que já utilizamos hoje, como o camião híbrido diesel eléctrico, os camiões a gás natural”.

O modelo escolhido como plataforma foi o Iveco Daily 55C, com 3.750 mm de entre eixos, chassis cabine dupla, que na versão eléctrica, ganha a denominação 55C/E.

A tracção é traseira e a capacidade de carga útil até 2,5 toneladas. Com esse conjunto, o Daily Eléctrico tem velocidade máxima electronicamente limitada a 70km/h. Se estiver vazio a velocidade máxima chega a 85 km/h, com força para arrancar em subidas de até 18%. A autonomia é de 100 km.



O Daily Eléctrico utiliza a tecnologia KERS, que recupera a energia cinética gerada nas travagens, de forma semelhante ao sistema hoje utilizado em algumas equipes da Fórmula 1, como a Ferrari, empresa do Grupo Fiat.

Num veículo normal, a desaceleração (provocada pela acção dos freios) gera calor, que é perdido na atmosfera. No Daily Eléctrico, este calor é transformado em energia eléctrica e vai para as baterias. Essa característica faz do modelo um veículo ideal para o trânsito urbano, onde o para e arranca é frequente.



A forma de dirigir o Daily Eléctrico é igual à utilizada num veículo automático. Existem apenas os pedais do acelerador e do travão. Uma alavanca de mudanças indica as posições arrancar, ponto morto e marcha atrás.

O display digital no painel é bastante diferente de um veículo comum. As informações indicam, por exemplo, a carga, a corrente e a voltagem das baterias, a temperatura do motor eléctrico e a marcha engatada.



O protótipo do Daily Eléctrico é equipado com três baterias Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project). Elas são acopladas a um motor eléctrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado a água. O tempo de recarga da bateria é de oito horas para cada ciclo (quando estão completamente descarregadas). A vida útil das baterias é de cerca de 1.000 ciclos (cargas).

fonte: pelanatureza.pt


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza