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Carros inteligentes testados na Europa
| Por Pedro Vacas


Um grupo de 28 organizações europeias vai começar a testar e avaliar cientificamente o impacto de oito sistemas avançados de assistência à segurança, eficiência e conforto dos motoristas.

Todos os sistemas avaliados já estão num nível de desenvolvimento que permite a sua incorporação imediata em veículos de linha.

Serão testados, entre outros, sistemas de controle lateral e longitudinal, sistemas que emitem alertas para o motorista sobre o risco de colisões laterais e frontais.

Sistemas de bordo avançados, como o CSW (Curve Speed Warning: alerta de velocidade nas curvas), "consultores" de eficiência de combustível e a interacção “homem máquina” dos sistemas de navegação também serão testados.

Começando no início de 2010, nada menos do que 1.000 veículos de várias marcas europeias, equipados com os diversos sistemas inteligentes, serão testados num período de um ano.

Esses veículos inteligentes permitirão a recolha de dados que deverão fornecer respostas sobre os impactos que esses sistemas têm de facto sobre a segurança, a eficiência e o conforto do motorista.

"Este será o primeiro teste operacional em grande escala desse tipo já feito, e o primeiro a incluir várias marcas de automóveis," afirmou Aria Etemad, coordenadora do Projeto EuroFOT (European Field Operational Test) durante o anúncio da campanha de testes.

O objectivo do projecto EuroFOT é fornecer indicações baseadas em dados científicos sobre os benefícios reais desses sistemas inteligentes que estão aos poucos a ser inseridos nos carros por vários fabricantes.

Os resultados dos testes de campo deverão contribuir para justificar as decisões tanto dos fabricantes quanto dos compradores de automóveis, que poderão avaliar se vale a pena pagar mais por esses assistentes.

Lista de todas as tecnologias que serão avaliadas durante o EuroFOT:


ACC - Adaptive Cruise Control 
O Controle Adaptativo de Cruzeiro utiliza sensores para monitorizar continuamente a distância de outros veículos, ajustando a velocidade para garantir que o veículo não se aproxime demasiado do veículo à frente. O condutor acciona o controle de cruzeiro definindo a velocidade máxima desejada e seleccionando a distância a ser mantida em relação aos veículos à frente.

FCW - Forward Collision Warning 
O Alerta de Colisão ajudará a evitar as colisões traseiras ou minimizar os efeitos destes tipos de colisões. Um radar monitoriza continuamente a área à frente do veículo. Se o carro se aproximar demasiadamente de outro veículo, o motorista é alertado através de sinais sonoros e visuais. Se o risco de uma colisão aumentar apesar dos avisos, os travões são accionados levemente para aumentar a eficiência da travagem pelo motorista. Quando uma colisão é iminente e o motorista não mostrar reacção, o carro automaticamente usa os travões para reduzir o impacto do acidente.

SRS - Speed Regulation System 
O Sistema de Controle de Velocidade tem como objectivo manter o automóvel em uma velocidade constante, seleccionada pelo motorista.

BLIS - Blind Spot Information System 
O Sistema de Monitorização do Ponto Cego usa pequenas câmaras em cada espelho lateral para detectar quando um veículo entrou no ponto cego do motorista. Uma luz de aviso indica que um outro veículo se encontra nessa posição. O sistema é capaz de reconhecer e ignorar a própria sombra do carro e também funciona à noite.


LDW - Lane Departure Warning 
O Alerta de Mudança de Faixa ajuda o motorista a manter a sua posição numa determinada faixa da estrada, emitindo alertas se o veículo cruzar as faixas de forma não intencional. O accionamento da seta desactiva automaticamente o aviso, que só é emitido acima de uma determinada velocidade.

CSW - Curve Speed Warning 
O Alerta de Velocidade nas Curvas foi desenvolvido para ajudar os motoristas a identificar situações potencialmente perigosas quando se entra numa curva com velocidade excessiva, alertando o motorista com uma antecedência suficiente para lhe permitir reagir adequadamente. A velocidade recomendada é calculada a partir de mapas da estrada em conjunto com factores como as condições do tempo e o atrito das rodas contra o asfalto.

Safe HMI - Human-Machine Interaction 
É um conjunto de tecnologias que visa facilitar o acesso das informações do veículo, podendo incluir displays transparentes instalados no para brisas, semelhantes aos usados em aviões, até câmaras montadas em óculos, além da revisão dos métodos de apresentação das informações em telas e outros mostradores e comunicações por voz.

FEA - Fuel Efficiency Advisor 
O Consultor de Eficiência de Combustível monitoriza a forma de condução do motorista, informando os melhores momentos para a mudança de velocidade e níveis de aceleração, além de alertar para as revisões, trocas de óleo etc.

fonte: Inovação Tecnológica


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