zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

mobilidade

Eco Veículo: o mais premiado veículo português
| Por Pedro Vacas


Eco Veículo comemora o 10º Aniversário: O mais premiado automóvel português pela economia de combustível sai do laboratório e mostra-se à comunidade.

Recordista ibérico em Economia de Combustível, o Eco Veículo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade (FCTUC) assinala 10 anos de existência.

Nascido nos laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), o XC20i, assim baptizado pelos alunos e professores envolvidos no projecto, tem somado vitórias e recordes nas maratonas internacionais da especialidade. No último ano lectivo ganhou a Shell Eco-marathon Youth Challenge UK 2009 com uma prestação de 2307 quilómetros com 1 litro de gasolina s/ chumbo 95, e nestes 10 anos de vida, o Eco veículo percorreu no total 26.112 km, com apenas 17 litros de gasolina.

Para que a sociedade conheça este veículo do futuro, o XC20i vai iniciar um périplo pelo país, que arrancou na passada Segunda-feira, dia 30 de Novembro, em Coimbra, na Auto-Industrial, e onde poderá ser visitado até 30 de Janeiro de 2010, de 2ª a 6ª feira, entre as 8h00 e as 20h00, e ao sábado, das 9h00 às 18h00.

De seguida, o Eco Veículo irá participar no Motorclássico - Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, que terá lugar na FIL, no Parque das Nações, nos dias 19, 20 e 21 de Março de 2010, mostrando aos automóveis do passado como é o veículo do futuro. Estará também exposto no Museu do Caramulo, durante o mês de Maio, e no Caramulo MotorFestival, que decorrerá em Setembro de 2010.

Para Luís Miguel Pontes, um dos responsáveis da equipa do XC20i, esta aproximação à sociedade civil “serve para apresentar o trabalho realizado ao longo destes 10 anos de existência, pois trata-se de um projecto português, pensado e desenvolvido por professores e alunos, com elevado grau tecnológico e que, apesar de ter baixos apoios financeiros, consegue competir e ganhar a projectos equivalentes de outros países europeus. O objectivo principal do projecto é a redução do consumo energético do veículo, visto esta ser uma necessidade emergente dos dias de hoje, nunca esquecendo a vertente pedagógica, no sentido de despertar o espírito empreendedor e de trabalho em equipa”.

fonte: aicep Portugal Global


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza