zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

mobilidade

Estocolmo: A cidade europeia com os transportes mais sustentáveis
| Por Pedro Vacas


O fácil acesso dos habitantes à rede de transportes, ciclovias desenvolvidas e veículos não poluentes colocam Estocolmo na primeira posição na categoria Transportes, segundo um estudo da Siemens conduzido pelo Economist Intelligence Unit (EIU), que integra pela primeira vez a cidade do Porto.

O European Green City Index (EGCI) examinou o desempenho ambiental de 31 cidades europeias, utilizando oito categoriais, nomeadamente Transportes, Energia, CO2, edifícios, resíduos e utilização de solo, água, qualidade do ar e governance ambiental.

Amesterdão (Holanda), Copenhaga (Dinamarca), Viena (Áustria) e Oslo (Noruega) são as que se seguem no ranking da categoria Transportes, fechando o top 5.

Estas metrópoles são precisamente aquelas com planos de transporte mais abrangentes, que procuram incluir todos os aspectos inerentes à criação de um futuro mais verde.

“Um grande número de pessoas vai a pé ou de bicicleta para o trabalho e a rede de ciclovias com 750 km está bastante desenvolvida”, avançam os analistas sobre a cidade de Estocolmo, destacando o fácil acesso dos moradores à rede de transportes públicos, a política governamental que incentiva o uso de meios de transporte sustentáveis e a aplicação de soluções tecnológicas amigas do ambiente nos veículos e infraestruturas.

Ainda de acordo com o estudo, “Estocolmo apresenta a maior percentagem de veículos não poluentes na Europa e 75% da rede de transportes públicos recorre às energias renováveis. 93% dos habitantes de Estocolmo andam a pé, utilizam a bicicleta e recorrerem aos transportes públicos para ir para o trabalho”.

Os analistas referem ainda que um imposto de congestionamento fez baixar o tráfego em 20% no espaço de quatro anos na cidade e que o transporte ferroviário é alimentado por electricidade renovável proveniente da força do vento e da água.

Para reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera, foi ainda criado na cidade de Estocolmo o programa Veículos Limpos, que pretende que todos os carros usem biocombustíveis ou emitam menos de 120g de CO2/km e recorram à tecnologia híbrida.

Recorde no Menos um Carro o artigo sobre o Porto que, no EGCI, ocupa a 29ª posição na categoria Transportes.

Fonte: Menos um Carro


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza