zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

mobilidade

EU: Plano de Acção para a Mobilidade Urbana
| Por Pedro Vacas


A União Europeia adoptou, no dia 30 de Setembro, o Plano de Acção para a Mobilidade Urbana para os próximos quatro anos, constituído por 20 medidas que vão ajudar as autoridades locais, regionais e nacionais a concretizar o objectivo de uma mobilidade urbana sustentável, com vista a “deslocações urbanas mais ecológicas, mais bem organizadas e mais fáceis”.

Em comunicado, a Comissão Europeia (CE) adianta que este Plano de Acção compreende uma série de propostas em várias áreas, como a informação de transportes, os direitos dos passageiros, a melhoria do planeamento e ordenamento, os transportes mais verdes, a partilha de experiências e o financiamento.

Segundo o documento, a CE continuará a apoiar as campanhas de sensibilização do público, como a Semana Europeia da Mobilidade, e a preparar materiais informativos, acções de formação e promoção para acelerar a adopção de planos de mobilidade urbana sustentável pelas autoridades locais.

A CE irá ainda promover a disponibilização de dados estatísticos harmonizados e o intercâmbio de informações, nomeadamente com os vizinhos da União Europeia (UE), e criar uma base de dados com informações sobre as melhores práticas de mobilidade urbana.

Este Plano torna-se importante numa altura em que o tráfego urbano é responsável por cerca de 40% das emissões de CO2 e 70% das emissões de outros poluentes atmosféricos com origem no tráfego rodoviário. Um em três acidentes de viação fatais ocorre em zonas urbanas, sendo nestas zonas que vive mais de 70% da população da UE e onde cerca de 85% do PIB da UE é gerado.

fonte: Portal do cidadão


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza