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FCTUC: City Motion
| Por Pedro Vacas


Deparar-se com uma estrada em obras quando menos espera, enfrentar uma longa fila de trânsito imprevista pondo em causa uma reunião decisiva, esperar por um transporte público que não chega porque avariou e circular por uma zona altamente insegura são algumas das inúmeras contrariedades que provocam stress, diariamente, a quem tem de circular nas grandes cidades. Ter ao dispor um “piloto” que lhe indique, gratuitamente, e em tempo real, o trajecto mais rápido e mais seguro, a melhor opção de transporte ou até o percurso menos poluído será em breve uma realidade.

Pela primeira vez, investigadores estão a desenvolver um sistema dinâmico integrado com dados heterogéneos de mobilidade para auxiliar o cidadão. Chama-se City Motion e poderá revolucionar a mobilidade nas grandes cidades do país e do mundo.

Este projecto, inicialmente idealizado pelo investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Francisco Câmara Pereira, em parceria com colegas do MIT, FCTUC e FEUP, teve início em 2007 no âmbito do programa MIT Portugal e é coordenado por Carlos Lisboa Bento, também investigador da FCTUC. O City Motion envolve uma dezena de investigadores – 5 portugueses e 5 do MIT apoiados por 7 alunos de doutoramento.

Actualmente, os cidadãos utilizam serviços dispersos de auxílio à mobilidade como “o GPS associado a mapas, os telemóveis e outros, mas alguns deles são serviços autistas, não comunicam entre si. O City Motion centraliza todas as bases de dados da cidade para o cidadão numa única interface: faz a fusão da informação fornecida por operadoras de telemóveis, sensores das estradas, gestão de frotas dos autocarros, metro, comboios, etc., disponibilizando um único sistema fiável e seguro”, explica Francisco Câmara Pereira.

Mas o City Motion vai mais longe. Terá capacidade de previsão. Assim, quando o utilizador perguntar se a estrada x é a melhor opção, o sistema vai analisar os vários cenários possíveis e construir uma solução com base na previsão feita, como por exemplo, “será a melhor opção até às 11 horas porque, a partir daí, vai estar congestionada nos dois sentidos ou, opte pela via y porque é muito mais segura e menos poluída”.

“Já não é só o tempo e o espaço que inquietam o cidadão. A segurança é uma grande preocupação actual. O sistema em desenvolvimento permitirá a construção de serviços simples que informem o utilizador para não circular em zonas complicadas, como, por exemplo, vias associadas à prática de Carjacking”, sustenta o autor do projecto.

Este projecto já mereceu destaque no Discovery Channel: http://dsc.discovery.com/news/2008/02/11/city-motion-traffic.html.

fonte: FCTUC


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