zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

mobilidade

Hiriko apresentado
| Por Pedro Vacas


O Hiriko foi esta terça-feira, dia 24 de Janeiro, apresentado pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. O evento decorreu em Bruxelas.

Em relação ao Hiriko, Durão Barroso revelou que “é um carro eléctrico pequeno, dobrável e inteligente, mas é também muito mais do que isso. É a inovação social europeia no seu melhor”. Mas para Durão Barroso, o Hiriko representa “a importância de promover a excelência, a abertura a novas ideias e trocas entre o mundo da ciência e o mundo empresarial, bem como entre a Europa e os nossos parceiros internacionais”.

Para Durão Barroso, este projecto espanhol satisfaz as necessidades de uma população comtemporânea, sem poluição e facilitando a mobilidade urbana. O mesmo responsável sublinha que o Hiriko é um bom exemplo do que se pode fazer com fundos sociais europeus.

“Em poucas palavras, Hiriko é simplesmente o tipo certo de projecto para a prioridade certa, contribuindo totalmente para o triplo objectivo nuclear da nossa estratégia Europa 2020, que é crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, estimulando também a criação de emprego”, findou Durão Barroso.

O Hiriko é um projecto espanhol, cujo veículo “encolhe” para facilitar as manobras de estacionamento e ganhar espaço nas grandes metrópoles. Tem dois lugares, é 100% eléctrico e o motor está nas rodas que giram 360 graus! A entrada para o Hiriko faz-se pela parte da frente, ao estilo do BMW Isetta.

Este projecto foi concebido por Bill Mitchell, professor do MIT, nos Estados Unidos da América, e desenvolvido pelo Parque de Inovação Social de Bilbau. O engenheiro responsável pelo Hiriko é o português Armando Gaspar.

O preço anunciado do Hiriko é de 12.500 euros e podemos vê-lo na Estrada já a partir do próximo ano.

Fonte: E-move


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza