zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

mobilidade

Marcas de luxo do sector automóvel apostam na sustentabilidade
| Por Pedro Vacas


Em tempos de aquecimento global e escassez de recursos naturais, muitas empresas do sector automóvel estão a alterar os seus processos de fabrico, de modo a oferecer aos clientes carros mais económicos e eficientes. Esta realidade não é apenas para os veículos populares. Marcas tradicionais, como Lamborghini, Ferrari e Bentley, também adoptam medidas viradas para a sustentabilidade dos seus carros.

Com um mercado cada vez mais rígido em termos de emissões de carbono e consumo de combustíveis, ninguém quer ficar para trás.

A Italiana Lamborghini lançou recentemente uma série de metas para tornar os seus carros de luxo mais sustentáveis. A companhia pretende diminuir as suas emissões em 35%, até 2015. Para atingir esta meta, a empresa Italiana pretende diminuir o peso dos seus automóveis, bem como investir em tecnologias amigas do ambiente, como a dos automóveis híbridos e dos biocombustíveis.

Para além dos carros, a Lamborghini também pretende diminuir as suas pegadas de carbono noutros sectores, o que levou a empresa a investir 35 milhões de euros num programa com a duração de cinco anos, o que aumentará a eficiência de todas as suas operações. As suas fábricas, por exemplo, receberão painéis solares para reduzir as emissões de carbono em 30%, até 2010.

A Ferrari também adoptou medidas para tornar o seus carros mais eficientes. A marca adoptou a injecção directa de combustível e todos os modelos possuem menos peso. No início deste ano, a fábrica situada em Maranello, Itália, recebeu 1.075 painéis solares para diminuir o consumo de energia eléctrica da unidade, reduzindo as emissões de CO2 em 25%.

A Ferrari também já anunciou que está a trabalhar no desenvolvimento de modelos híbridos, que deverão ser lançados em 2015. A tecnologia, conhecida como "Freio Regenerativo” (que converte a energia do movimento dos freios, em electricidade para as baterias do carro), já está a ser desenvolvida para os carros de Fórmula 1 da marca. A intenção da Ferrari é reduzir as emissões de gases poluentes dos seus veículos em 40%, até 2012.

A Bentley também está a trabalhar para tornar os seus carros de luxo mais amigos do meio ambiente. Entre as medidas tomadas pela empresa, está o programa de redução das emissões de CO2 e o desenvolvimento de modelos 85% recicláveis. A marca afirma já ter reduzido o seu consumo de energia em 30% na última década, 20% em emissões de CO2, e o seu consumo de água em mais de 25%.

Outra meta da empresa é produzir veículos 40% mais eficientes e 15% menos poluentes até 2015, mantendo a performance e os padrões de qualidade da marca. Além disso, também está a desenvolver modelos com a tecnologia "flex", que deverão ser lançados em 2012.

fonte: EoD


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza