zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

mobilidade

Viagens mais seguras com motociclos mais ecológicos
| Por Pedro Vacas


A Primavera chegou e os motociclos estão outra vez cá fora. As inúmeras vantagens que oferecem aos motociclistas fizeram com que, nos últimos dez anos, o número de motociclos a circular nas estradas europeias tenha aumentado mais de 34%. Mas estes veículos continuam a ser particularmente perigosos e poluentes. No dia 22 de Março, a comissão do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores organizou uma audição pública, na qual participaram eurodeputados e representantes da indústria do sector.

A audição teve como temas principais o reforço da segurança dos motociclistas e as formas de melhorar o seu desempenho ambiental, sendo para tal necessário actualizar os requisitos de aprovação em vigor.

Segurança
Os ciclistas estão sujeitos a muito mais perigos do que os outros condutores e representam cerca de 17% das mortes nas estradas, apesar de representarem apenas 2% dos condutores que nelas circulam.

O factor humano
"A segurança implica diversos factores: não se trata apenas do que existe entre as rodas, mas também do que existe entre a cabeça dos condutores", sublinhou o eurodeputado finlandês Mitro Repo (S&D), a propósito das intervenções que referiam a importância dos conhecimentos do código da estrada.

O factor técnico
Entre as melhorias técnicas sugeridas durante a audição parlamentar, incluem-se os sistemas de travagem com ABS, para garantir uma maior estabilidade durante a travagem e a redução de velocidade, a obrigação de colocar uma lâmpada automática que permita a visibilidade do veículo e do condutor e o controlo da cilindrada dos veículos, uma vez que existem casos de motociclistas que aumentam a potência dos motociclos, o que resulta em mais poluição, mais consumo de combustível e menos segurança na estrada.

Desempenho ambiental
Os motociclos não são tão amigos do ambiente como se pode pensar. Pelo contrário, os níveis de emissões são desproporcionalmente elevados e representam uma parcela crescente das emissões causadas pelos transportes rodoviários, que estão a inverter esta tendência através de veículos menos poluentes.

O relator parlamentar
O eurodeputado neerlandês Wim van de Camp (PPE) é responsável pela elaboração do relatório que a comissão parlamentar do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores deverá votar em Junho. Wim van de Camp apoia a introdução de limites de emissão mais severos, a respeitar pelos fabricantes com a maior brevidade possível. A proposta legislativa tem por objectivo simplifica.

Fonte: europarl


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza