zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

natureza

Após 35 anos em cativeiro uma Tartaruga verde foi devolvida ao mar
| Por Pedro Vacas


A tartaruga verde (Chelonia mydas) que pertencia ao Aquário do Museu Municipal do Funchal (História Natural) foi libertada nos mares do Algarve, ao fim de mais de 35 anos de cativeiro, depois de um período de readaptação ao meio natural, no Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas do Zoomarine do Algarve.

Há cerca de 35 anos um pescador encontrou uma tartaruga verde muito debilitada e entregou-a no Museu Municipal do Funchal (História Natural), por forma a que esta pudesse ter aí as necessárias condições para a sua recuperação. Desde logo que esta tartaruga passou a ser um dos elementos atractivos principais do Aquário, fazendo com que muitos visitantes tivessem a oportunidade de poder observar ao vivo uma tartaruga marinha. Infelizmente os anos foram passando e o receio de devolver este animal ao seu meio natural era cada vez maior, pois este com o passar do tempo foi perdendo a sua capacidade de sobreviver no meio selvagem.

Em Abril de 2004 o Museu Municipal do Funchal teve conhecimento de que o Zoomarine do Algarve tinha um Centro de Reabilitação para Tartarugas Marinhas e estava a desenvolver um programa especial de reintrodução destes animais no meio selvagem.

Foi nessa altura que o Museu achou que deveria dar uma oportunidade à Tartaruga Verde contactando o Zoomarine para a possibilidade de a integrar no respectivo programa, onde de imediato teve toda a aceitação e colaboração desta instituição.

Assim e depois de um longo período de treino a Tartaruga Verde estava preparada para uma nova aventura. Foi no dia 30 de Setembro que esta foi lançada nos mares do Algarve, com a colaboração da Marinha Portuguesa.
Por forma a que pudéssemos saber qual será o comportamento e o trajecto que este animal irá ter, o Zoomarine colocou um transmissor de satélite na sua carapaça, fazendo com que possamos acompanhar a tartaruga durante algum tempo. É possível observar diariamente o trajecto da tartaruga verde, através do seu site oficial (www.zoomarine.pt).

fonte: CM Funchal


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza