Bisbis concentrados nas florestas da ilha da Madeira

A ilha da Madeira é todo o território mundial do pequeno e irrequieto Bisbi Regulus madeirensis, ave com um peso médio de seis gramas descoberta em 2007. Ontem, a Spea (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) revelou que existem cerca de 300 mil aves desta espécie nas florestas da ilha, de acordo com os resultados do primeiro estudo realizado.

Tons de laranja, verde, cinzento, preto e branco pintam esta ave que, até 2007, era considerada a sub-espécie madeirense da estrelinha (Regulus ignicapilus), ave que ocorre em quase todo o continente europeu.

Um olhar mais atento e testes genéticos revelaram que esta era uma espécie distinta. O bico é ligeiramente mais comprido, a risca branca por cima do olho é mais curta e, contrariamente, às aves do continente europeu, a crista dos machos e das fêmeas é laranja (no continente a dos machos é laranja e a das fêmeas é amarela). Testes genéticos vieram confirmar as suspeitas e o Bisbi passou a ser uma espécie única no mundo. E a mais pequena da Madeira.

Hoje, sabe-se que as 300 mil aves representam uma densidade geral de 6,9 indivíduos por hectare, estando os habitats preferidos entre os 400 e os 800 metros de altitude.
Não se conhecem ameaças, sendo esta uma espécie estável. Contudo, torna-se necessário acompanhar a sua evolução, porque o estatuto de Pouco Preocupante pode alterar-se.

A Spea quer fazer estudos semelhantes para outras espécies da avifauna da Madeira, também pouco conhecidas. A directora do Spea-Madeira, Ana Isabel Fagundes, adiantou que, para o ano, está previsto um estudo sobre o Fura-bardos ou gavião, sub-espécie de ave de rapina que apenas existe na Madeira e nas Canárias. “Esta é uma ave muito esquiva, de voo muito rápido e difícil de observar”. A Spea já contactou os seus colegas nas Canárias para tentar estabelecer uma parceria para esta investigação.

fonte: Público