Descoberta aranha gigante capaz de fazer teia com um metro

A Nephila komaci é uma espécie rara de aranha descoberta na África do Sul e em Madagáscar capaz de produzir teias orbiculares de até um metro de diâmetro.

A descoberta desta espécie foi anunciada na revista científica Plos One.

As fêmeas têm corpos de 3,8 centímetros e diâmetro entre as pernas de até 12 centímetros de tamanho, enquanto os machos podem ser até cinco vezes menores. As aranhas de teias orbiculares são um grupo abrangente de animais, conhecidos pela forma circular em que tecem a sua teia.

A nova aranha foi identificada pelo biólogo esloveno Matjaz Kuntner, que trabalha na Academia Eslovena de Ciências e Artes, e por Jonathan Coddington, do museu de História Natural do Smithsonian Institution, em Washington. Kuntner disse à BBC que a descoberta é "muito incomum", já que o género Nephila é muito estudado e era pouco provável que uma nova espécie fosse encontrada dentro do género. Ao se deparar com os animais gigantes, os cientistas não tinham certeza se eles eram de facto uma nova espécie, ou se eram apenas variações gigantes de outras espécies conhecidas.

O primeiro espécime analisado pertencia a um coleccionador em Pretória, na África do Sul. Foi analisado pela primeira vez em 2000. Ao pesquisar mais de 2,5 mil espécies em 37 museus, nenhuma aranha semelhante foi encontrada, e o investigador pensou que estivesse extinta. Mas quando um colega achou outras três aranhas idênticas na África do Sul, o cientista concluiu que se tratava mesmo de uma nova espécie.

A descoberta permitirá que cientistas estudem a diferença de tamanho entre as espécies do género Nephila. Kuntner acredita que, por pressões ligadas à evolução e à sobrevivência, as fêmeas sofreram de "gigantismo", para que pudessem produzir um número maior de crias e garantir a perpetuação da espécie.

A aranha foi baptizada em homenagem a outro cientista amigo de Kuntner, Andrej Komac, que morreu num acidente.

fonte: Ambiente Brasil