zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

natureza

Desequilíbrio na atmosfera altera a luz que chega à Terra
| Por Pedro Vacas


Segundo um novo estudo, que analisou 3 250 medições atmosféricas feitas em diversas partes da Terra, o céu está menos azul: nas regiões mais críticas, o céu está 20% menos azul do que na década de 1970.

O efeito é provocado pelo excesso de aerossóis na atmosfera – uma camada de pó flutuante que junta moléculas de poeira, fuligem e dióxido de enxofre produzido por carros, indústrias e fogos. Ou seja: além de provocar efeito estufa, a poluição está a modificar a luz que chega à Terra. 


A luz do Sol é branca, mas quando entra na atmosfera terrestre, embate nas partículas que estão suspensas no ar (moléculas de oxigénio, nitrogénio e água) e se decompõe em várias cores. É por isso que, quando olha para cima, vê um Sol amarelo e um céu azul. O amarelo e o azul são subprodutos da luz branca - eles foram separados e espalhados pelas moléculas da atmosfera.

Só que os aerossóis alteram essa divisão. “Eles são muito pequenos, e conseguem conter os raios do Sol como nenhum outro poluente”, explica o físico atmosférico Kaicun Wang, da Universidade de Maryland. Os aerossóis impedem que os raios de luz azul desçam e cheguem com plena força aos seus olhos. E aí o céu adquire um aspecto leitoso, menos azul. 


A região mais afectada é o sul da Ásia, seguida por África, Oceânia e América do Sul. Os investigadores também notaram um enfraquecimento no azul do céu dos EUA.

A grande excepção é a Europa – onde desde a década de 1990 o céu está a ficar mais azul (possivelmente porque os níveis de alguns poluentes tenham diminuído). Mas alguns cientistas especulam que os aerossóis possam ter também um efeito positivo. Como reduzem a quantidade de luz que chega à superfície terrestre, ajudariam a diminuir a temperatura global em até 1 grau. Um céu menos azul por uma Terra menos quente.

fonte: planetasustentável/trad:MR


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza