zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

natureza

Hora do Planeta 2012
| Por Pedro Vacas


Hora do Planeta 2012 - Figuras públicas em todo o mundo e mais caras conhecidas dos portugueses apoiam esta iniciativa.

Enquanto o nosso planeta enfrenta os desafios mais importantes da história e a nossa viagem em direcção à sustentabilidade desacelera, a Hora do Planeta vai do espaço até à Suazilândia espalhando a mensagem de que é preciso urgentemente tomar medidas pelo ambiente.

A população humana tem consumido os recursos a um ritmo superior ao que os ecossistemas precisam para regenerá-los; usamos actualmente o equivalente a 1,5 planetas para sustentar as nossas actividades. Desde o derreter do gelo no Árctico passando por um iminente desastre provocado pela desflorestação na Amazónia ou a destruição da Grande Barreira de Corais até à fome no Corno de África. É hora de agir.

Este é um problema global que requer uma solução global. Em 2012, a maior acção voluntária pelo ambiente, a Hora do Planeta, usa a plataforma “Eu faço se tu fizeres - I Will If You Will" como campanha para inspirar as pessoas em todo o mundo a adoptarem práticas de sustentabilidade urgentes e necessárias.

Pela primeira vez, a Hora do Planeta vai estender-se à Estação Espacial Internacional, onde o astronauta e um dos embaixadores da iniciativa André Kuipers vai estar a vigiar o nosso planeta em perigo, quando as luzes se desligarem a 31 de Março e partilhar as fotos e comentários ao vivo sobre essa sua experiência através da Agência Espacial Europeia (ESA).

Na plataforma “Eu faço se tu fizeres”, que permite às pessoas sensibilizar amigos, familiares, colegas e organizações a tomarem medidas urgentes a curto prazo, para garantir o alcance das metas a longo prazo, existem já centenas de compromissos e desafios.

Nathi Mzilenzi, um jovem rapaz da Suazilândia, que organizou a Hora do Planeta na sua cidade, em Shimunye em 2010 (população 5.633), quando tinha 15 anos, continua a inspirar a sua comunidade a participar na Hora do Planeta. Este ano, este estudante do ensino médio, tem incentivado os grandes parques da Suazilândia a participarem na campanha "Eu faço se tu fizeres" desafiando a Escola Preparatória de Thembelisha, a limpar o lixo da estrada principal três vezes por ano.

Do outro lado do mundo, o pianista e compositor italiano Christian Calcatelli comprometeu-se a dar um concerto de 8 horas ao vivo pela Internet, se 5000 pessoas se comprometerem a reciclar.

"Desligar as luzes por uma hora é uma maneira impressionante de perceber que em pequenas acções pode criar-se grande impacto sobre o bem-estar do nosso único planeta", disse Calcatelli. "Pode ver-se como a Hora do Planeta se pode torna num catalisador para a mudança ao aplicar-se o conceito para além dos 60 minutos a várias áreas da vida e torna-se num compromisso", disse ele.

A Grande Barreira de Corais na Austrália e no Triângulo de Coral têm usado a Hora do Planeta para realçar o impacto das mudanças climáticas em ambos os habitats de corais e a vida marinha abundante e, em ambos os casos, foram criados vídeos no YouTube para oferecer maneiras das pessoas poderem ajudar a sustentar as áreas ameaçadas de extinção.

Caras famosas por todo o mundo também incentivam a participação e apoio à Hora do Planeta.

De activista ambiental e ex-presidente dos EUA Al Gore, tem pedindo às pessoas em todo o mundo para desligarem as luzes a 31 de Março, numa mensagem de vídeo gravada da Antártica.

A Liga Nacional de Hóquei, na estreia da liga profissional norte-americana de hóquei no gelo, fez um compromisso com a Hora do Planeta para mudar a maneira como o desporto consome energia.

"Quando se trata de vencer a luta contra as alterações climáticas, é claro que todos nós precisamos de trabalhar juntos", disse Scott Niedermayer, o lendário jogador de Hockey no gelo. "Ao aderir à Hora do Planeta, podemos trabalhar juntos para um futuro sustentável."

A Hora do Planeta usa os media sociais como forma de inspirar as pessoas a mudarem o mundo.

Fonte:WWF


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza