zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

natureza

Nova espécie de macaco é encontrada no Mato Grosso
| Por Pedro Vacas


Quem imaginaria que ainda hoje descobriríamos novas espécies de animais? E foi exatamente isso que aconteceu, para felicidade de quem pensa que a única notícia ligada a macacos é o risco de extinção de várias espécies mais antigas.

Graças ao biólogo Júlio Dalponte que encontrou um primata do género Callicebus lá na Reserva Extravista Guariba-Roosevelt, no noroeste do Mato Grosso.

Em entrevista à BBC Brasil, Dalponte diz que a barreira criada pela bacia hidrográfica da região faz com que, ao menos três espécies diferentes, vivam separadas. “Esses animais são muito específicos de espaços que ficam entre rios de porte médio e grande. Cada espaço desses tem uma espécie. Então é difícil encontrarmos este macaco em outros lugares, por exemplo. Daí a importância de conservar essas áreas”, afirmou o biólogo.

O macaco é conhecido como zogue-zogue e foi encontrado na margem direita do rio Roosevelt e na esquerda do Guariba. Dalponte diz que a coloração desse macaco não é igual a nenhuma outra daquela região. Ele tem a certeza que se trata de uma nova espécie, mas a classificação deve demorar um tempo, pois depende de comparação entre animais nos mais diversos critérios.

A descoberta aconteceu durante uma expedição de conservação ambiental realizada pela WWF Brasil. Faz sentido, já que nem bem descoberto ele já pode sofrer risco de extinção. Como já falou Dalponte, esse é mais um bom motivo para conservar a região.

Nova espécie de macaco é encontrada no Mato Grosso

Imagem: Divulgação

Fonte: Eco4planet

Se gostou desta notícia acompanhe-nos no facebook.


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza