WWF lança plataforma sobre economia dos ecossistemas

A WWF lança hoje uma nova plataforma on-line - www.habeas-med.org - que disponibiliza informação sobre serviços, mercados, I&D e políticas da Economia dos Ecossistemas. A plataforma HABEaS - Hotspot Areas for Biodiversity and Ecosystem Services - é um espaço virtual que nasce de uma parceria empresa-universidade-ONG (Faunalia;

ISA-CEABN e WWF) e é dirigida a profissionais que operam directa ou indirectamente nos sectores do capital natural, dando-lhes a possibilidade de explorar as novas dimensões e potencialidades geradas pela economia da biodiversidade e dos ecossistemas.

A plataforma inclui a actual web GIS www.habeas.com.pt, e disponibiliza, a partir de hoje, um espaço de blogue, uma secção de notícias e uma biblioteca de artigos e relatórios sobre Economia dos Ecossistemas, dando destaque à região do Mediterrâneo.

A plataforma espelha a posição da organização de conservação global relativamente à necessidade de se equacionar o pagamento dos serviços que a natureza nos oferece - armazenamento de carbono, regulação do ciclo da água e conservação da biodiversidade - como forma de garantir a conservação e manutenção dos ecossistemas mais importantes do mundo. Os pagamentos por serviços do ecossistema representam a oportunidade de gerar boas práticas de gestão e, simultaneamente, revitalizar e dinamizar o território.

‘O projecto HABEaS pretende contribuir para que o pagamento dos serviços ambientais se torne uma realidade em Portugal; temos no nosso país ecossistemas de alto valor de conservação; é através da valorização económica dessa importância que podemos obter grandes retornos para a vida das pessoas; temos que compensar quem garante que todos nós tenhamos acesso a bens vitais para a nossa vida como a água ou o oxigénio’, afirma Luis Silva da WWF em Portugal.

No relatório “Hotspots de Biodiversidade e Serviços do Ecossistema Montado”, publicado em Setembro de 2010, a WWF identificou e quantificou geograficamente as Áreas de Montado de Alto Valor de Conservação, locais onde valores como biodiversidade, armazenamento de carbono e regulação do ciclo da água, assumem uma importância crítica - designando-os HABEaS. Essas áreas mapeadas e cartografadas podem ser publicamente consultadas através do WebGis – HYPERLINK "http://www.habeas.com.pt" www.habeas.com.pt.

Fonte: WWF