zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

ordenamento do território

Apresentada a "Cascais Estrutura Ecológica"
| Por Pedro Vacas


A Câmara Municipal de Cascais, a Cascais Natura e a EMAC – Empresa de Ambiente de Cascais, apresentaram uma proposta preliminar para a criação da “Cascais Estrutura Ecológica” (CeE).

Trata-se de um instrumento de ordenamento do território a ser implementado nos próximos 20 anos e que visa operacionalizar a estratégia de Desenvolvimento Sustentável no Concelho.

De acordo com Carlos Carreiras, Presidente da Cascais Natura e Vice-presidente da CMC, “a CeE permitirá desenvolver medidas para preservar e salvaguardar as áreas do Município consideradas fundamentais para manter os serviços ecológicos, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população de Cascais”.

Baseada em mecanismos de análise, planificação e implementação, a CeE constitui um modelo activo de gestão para articular as infra-estruturas urbanas com o espaço natural. Desta forma, irá contribuir para a valorização do património natural, histórico e cultural do Concelho.

Entre os objectivos desta ferramenta de planeamento está a conectividade entre os habitats, a promoção da biodiversidade, a garantia da multifuncionalidade da paisagem, o acesso ao espaço rural e a implementação de projectos de referência.

Por exemplo, para as populações, a proximidade a um parque urbano promove a coesão social, reduz em 50 por cento a probabilidade de as crianças desenvolverem doenças respiratórias, valoriza o metro quadrado de habitação até 35 por cento e incentiva à regeneração urbana da sua área de influência.

Assim, a partir das suas diferentes componentes (urbana, fundamental e complementar), a CeE irá incluir uma proposta de áreas a preservar ou reabilitar. Essa proposta terá de respeitar o princípio da defesa de áreas que, não estando abrangidas por legislação nacional ou comunitária, contenham valores elevados ou interesse de conservação.

fonte: Cascais Natura


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza