ARH do Centro promove intervenção para conservação de margens e leito do Rio Lis

A ARH do Centro, IP encontra-se a promover uma intervenção de conservação de margens e leito do Rio Lis. Esta empreitada, a realizar no prazo de cerca de três meses, visa a execução de trabalhos de limpeza e desmatação, num troço do Rio Lis com 6 000 m, a jusante de Regueira de Pontes e tem como objectivo a prevenção e protecção contra os efeitos da erosão provocada pelas cheias.
A intervenção prevê a remoção de toda a vegetação fixada ou depositada no leito, alguma da base dos taludes e também a que desponta na plataforma designada por “golena”. A restante vegetação dos taludes será fortemente desbastada e podada. Todo o material remanescente será modelado na margem após trituração com equipamento adequado ou transportado a vazadouro no caso dos troncos de maior dimensão.
A operação de poda e desbaste será conduzida de modo a não provocar danos na vegetação a preservar. O desbaste de árvores deverá ser realizado de modo a que, depois da limpeza, fique apenas um alinhamento de árvores espaçadas de 5.0 a 6.0 m no talude entre o leito e a plataforma (golena).
Os trabalhos, que agora se encontram em execução neste troço do Rio Lis, integram-se numa intervenção mais vasta que a bacia do Rio tem vindo a ser alvo, tendo como objectivo a reabilitação dos Rios Lis e Lena. De 2008 até hoje, foram já intervencionados cerca de 13 Km de troços do Rio Lis e 10,5 Km do Rio Lena, num total de investimento, com a actual empreitada, de 350.904,00 €
De acordo com Teresa Fidélis, Presidente da ARH do Centro IP: “estes trabalhos, a par dos anteriores, e da recente assinatura do protocolo com a Câmara Municipal da Marinha Grande para a requalificação do estuário do Lis, e de outras intervenções previstas, demonstram a atenção que esta bacia hidrográfica tem merecido por parte da ARH do Centro.”
fonte: ARH



















