zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

ordenamento do território

Arqueologia Subaquática
| Por Pedro Vacas


Divulgar os resultados obtidos no primeiro ano do projecto de Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Cascais, desenvolvido pela Divisão de Património Histórico – Cultural, é o objectivo da conferência que se realiza no próximo dia 25 de Novembro, às 18h00, no Museu do Mar em Cascais. A apresentação estará a cargo dos arqueólogos António Fialho e Jorge Freire.

O profundo interesse do contexto geográfico e histórico da costa de Cascais motivou, em 2009, a elaboração do Projecto de Carta Arqueológica Subaquática com o intuito de caracterizar e inventariar o património cultural subaquático do território. O objectivo fundamental deste projecto é a localização, documentação e cartografia dos restos arqueológicos submersos, com vista ao seu conhecimento científico de modo a permitir ao município o estabelecimento de estratégias e prioridades.

Os trabalhos no mar decorreram entre os meses de Junho e Outubro de 2009, registando-se perto de 32 horas de imersão, tarefa conduzida por uma equipa formada com técnicos da Câmara Municipal de Cascais, com a colaboração da escola de Mergulho Exclusive Divers.

O projecto envolveu a recolha sistemática de dados históricos e arqueológicos, a primeira intervenção de geoposicionamento de sítios e achados já referenciados, acções de divulgação e sensibilização, uma intervenção integrada de avaliação e levantamento no sítio arqueológico onde naufragou a embarcação navio Thermopylae/Pedro Nunes.

A Arqueologia Subaquática estuda e interpreta os vestígios de presença e ocupação humana preservados em meio aquático. Ao longo da história, o mar de Cascais foi o palco de episódios marítimos – acidentes, ataques, afundamentos – que resultaram em naufrágios, e que constituem hoje autênticas jazidas arqueológicas debaixo de água.

A conferência será antecedida por um breve enquadramento institucional e estratégico do projecto.

Fonte: C.M.Cascais


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza