zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

ordenamento do território

Comissão preocupada com impermeabilização dos solos
| Por Pedro Vacas


Um novo relatório publicado pela Comissão Europeia recomenda uma intervenção ao nível da redução da impermeabilização dos solos, da atenuação dos efeitos da impermeabilização e da compensação pela perda de solos de qualidade por acções realizadas em outras áreas.

Segundo a Comissão, todos os anos é perdida na União Europeia para a expansão urbana e as infra-estruturas de transportes uma superfície de solo maior do que a ocupada pela cidade de Berlim. De acordo com o relatório, esta tendência insustentável compromete o legado de solos férteis e de aquíferos subterrâneos a deixar às gerações vindouras.
O Comissário responsável pelo Ambiente, Janez Potočnik, declarou: “Dependemos dos solos para alguns serviços ecossistémicos fundamentais, sem os quais a vida na Terra desapareceria. Não podemos continuar a perder solos pavimentando-os ou construindo sobre eles. Tal não significa parar o crescimento económico ou deixar de melhorar as nossas infra-estruturas, mas exige maior sustentabilidade.»

Os solos são impermeabilizados quando são cobertos por matérias impermeáveis, como o asfalto ou o betão. Entre 1990 e 2000, perderam-se por dia na União Europeia pelo menos 275 hectares de solos, o que representa 1000 km2 por ano. Metade desses solos está definitivamente impermeabilizada por edifícios, estradas e parques de estacionamento. Segundo o relatório, esta tendência baixou para 252 hectares por dia nos últimos anos, mas a taxa de perda de solos continua a ser preocupante. Entre 2000 e 2006, o aumento médio das superfícies artificiais na União Europeia foi de 3 %, tendo atingido 14 % na Irlanda e em Chipre e 15 % em Espanha.

Fonte: CAP

Se gostou desta notícia acompanhe-nos no facebook.


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza